De mudanças no comportamento do consumidor a evolução nos algoritmos de mídias social, o mundo do marketing está constantemente em transformação. Para ser bem sucedido, é preciso ter um conjunto de habilidades que envolve desde a criação de conteúdo e redes sociais ao comportamento online e análise de dados. Trata-se de um entendimento geral de várias habilidades para aumentar o seu valor. Então, que habilidades são essas que levam ao marketing digital de sucesso?
1. Marketing de Conteúdo
É preciso compreender realmente o papel central do conteúdo no coração de uma estratégia digital. Conteúdo precisa de imagens, posts, vídeos, infográficos, ebooks, e a lista continua. Quando bem feito, os benefícios do marketing de conteúdo incluem o aumento do engajamento, melhora no SEO, leads e vendas.
O conteúdo que as marcas criam precisa estar sempre alinhado a jornada do comprador.
2. Analytics
Com o incrível crescimento do digital, as marcas não podem confiar em hipóteses ou suposições quando se trata de criar uma estratégia de marketing eficaz. A análise de dados é a fonte do verdadeiro marketing digital, e esta é a chave para a compreensão da audiência e experiência do cliente a partir dos temas abordados em artigos para a estratégia de distribuição utilizada para um determinado tipo de conteúdo. É necessário interpretar um conjuntos de dados, para implementar e modificar suas estratégias.
Além da análise feita com relação aos posts que geram maior engajamento, é preciso acompanhar os dados relacionados a seu site e/ou blog. Quais as páginas mais acessadas do seu site? De onde esses visitantes estão vindo? Qual o percentual de pessoas que acessaram aquele seu formulário, mas não preencheram? Por que será que isso está acontecendo?
Quando você acompanha esses dados de perto, você sempre saberá as respostas. Essa é uma das vantagens do marketing digital. Você pode medir absolutamente tudo!
3. SEO
Aprender os princípios do SEO (Otimização para Sites de Busca) é mais uma habilidade importante para o marketing digital de sucesso. Obviamente não é necessário se tornar um especialista em SEO, mas é importante entender como o SEO funciona para que você de fato aproveitar seus benefícios.
Isto significa que você precisa entender alguns conceitos simples como título, descrição, palavras-chave e backlinks.
Com relação a SEM (Marketing de Busca) é preciso entender sobre como usar os anúncios do Google por exemplo. Saber a diferença entre Mídia Própria, Paga e Espontânea.
4. Mídias Sociais
É preciso entender como se comunicar de forma eficaz nas mídias sociais, é preciso adotar uma abordagem centrada no cliente, isso cria uma experiência de usuário excelente desde o primeiro momento que começam a interagir com sua marca.
Quando você aproveita ainda mais o poder da mídia social, promovendo o seu material através de suas próprias plataformas, você aumenta a audiência dos seus posts e direciona o tráfego para o seu conteúdo. Isso contribui para mais leitores e mais backlinks.
Nas mídias sociais também é preciso entender como trabalhar com anúncios pagos, existem vários formatos de anúncio no Facebook, por exemplo, e cada um é voltado para um determinado objetivo. Outra coisa é saber analisar as métricas relacionadas às interações nas suas contas. Algumas ferramentas fornecem esses dados dentro do aplicativo, em alguns casos será preciso utilizar outro aplicativo para fazer esse estudo.
5. Ferramentas e Plataformas
A importância da tecnologia no marketing é clara.
Por isso conhecer as plataformas e utilizar aquelas que mais se aderem a sua estratégia é crucial. Para criar e gerenciar seu site ou blog existe o WordPress. Para criar sua lista de emails e enviar campanhas e newsletters existe o Mailchimp. Para a automação de Marketing relacionada a mídias sociais existe o Buffer. Para pesquisas, Survey Monkey. E se você quer criar posts personalizados tem o Canva.
Veja outras ferramentas para criar posts incríveis, mesmo se você não é um designer.
6. Comportamento
É preciso entender o comportamento das pessoas, o que torna um determinado produto ou ideia viral, o que leva as pessoas a tomada de ação e etc. São muitos estudos já existentes que trazem luz a essas questões.
Outro conhecimento importante para o sucesso é entender o comportamento das pessoas quando estão online. Lembrando que estar online pode ser em diferentes dispositivos.
Entenda seu público, busque conhecimentos básicos relacionados a web design e experiência do usuário. Faça testes com usuários e entrevistas com clientes.
7. Colaboração
A chave para o sucesso é trabalhar de maneira inclusiva e transparente. Aqui se trata de dar acesso a todos da sua equipe as estratégias e metas online, de maneira que todos entendam a sua parte e o todo.
Além de entender o cross-channel, é necessário orientar sua equipe sobre como desenvolver estratégias e campanhas integradas. Com a colaboração de todos, a presença da marca nas diferentes plataformas será mais consistente e mais bem sucedida.
Gostou desse post? Veja também o ebook gratuito sobre Marketing de Conteúdo!