Compartilhe:

Personal Branding é um tópico bastante abordado desde o início da era digital. Sua importância nunca foi tão crítica quanto é hoje. A definição mais simples de Personal Branding seria o ato de identificar, posicionar e promover a si mesmo. Então, vamos ver como criar uma marca pessoal que seja autêntica para você.

Qualquer pessoa com acesso à internet e à mídia social pode estabelecer uma audiência, se posicionar como especialista e começar a atrair clientes para seus negócios. E é exatamente isso que muitas pessoas estão fazendo.

Um estudo recente da Upwork revelou que a força de trabalho freelancer está crescendo a uma taxa 3x mais rápida do que a força de trabalho geral nos EUA. Até 2027, espera-se que os freelancers constituam a maioria da força de trabalho dos EUA.

Embora seja ótimo ver que tantas pessoas estão abraçando seu espírito empreendedor, isso também significa que todo freelancer, profissional liberal e empreendedor logo enfrentará mais concorrência do que já enfrenta atualmente. A chave para se diferenciar da concorrência é criar uma marca pessoal.

Personal Branding: Como Criar sua Marca Pessoal

Qual a importância de construir uma marca pessoal?

As pessoas não fazem negócios com empresas. As pessoas fazem negócios com outras pessoas. Pessoas que conhecem, gostam e confiam.

Guarde isso: Conhecer, Gostar e Confiar.

Temos relacionamentos baseados em confiança e conexões mútuas. Há algo na conexão com um ser humano que cria um nível de carinho e lealdade do cliente além de qualquer relacionamento que uma empresa possa alcançar.

Até grandes empresas têm pessoas com personalidades que servem para avançar na missão de sua marca. A Apple tinha Steve Jobs, a Tesla tem Elon Musk e a Virgin, Richard Branson.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, essa pessoa provavelmente é você. Se você está no departamento de marketing, provavelmente é um dos executivos. Mesmo se você trabalha para uma empresa como colaborador, não há motivo para não criar sua própria marca pessoal.

Quando você está desenvolvendo um negócio em torno de sua área de especialização (como palestrante, coach, consultor ou freelancer), o conceito de criar uma marca pessoal provavelmente vem naturalmente para você. Quando você é o rosto da sua empresa, a criação da sua marca pessoal faz todo o sentido.

Sua marca é o que o distingue de seus concorrentes, ajudando a formar uma impressão duradoura na mente de seu público e clientes.

Personal Branding e Digital Branding

Personal Branding e Digital Branding

Porém, mesmo que você esteja construindo uma empresa com marca própria (uma agência ou uma loja), a criação de uma marca pessoal ainda tem muitos benefícios.

A maioria das pessoas está mais interessada em seguir outras pessoas do que em seguir empresas específicas. Portanto, criar um público para sua marca pessoal pode realmente ajudar a aumentar a exposição para sua empresa.

Elon Musk, por exemplo, tem mais seguidores no Twitter do que três de suas empresas (Tesla, SpaceX e SolarCity) juntas. O mesmo acontece com Richard Branson (Virgin) e Gary Vaynerchuck (VaynerMedia). Além de inúmeros outros empreendedores de grande sucesso. Todos eles têm marcas pessoais fortes que utilizam para aumentar a exposição e atrair mais clientes para suas empresas.

Você não precisa escolher entre criar uma marca pessoal ou uma marca corporativa. Você pode construir os dois simultaneamente.

Workshop Branding Digital: Transformando Seus Negócios em Marcas

Personal Branding e Liderança

O trabalho de um líder é influenciar o pensamento das pessoas. Isso pode incluir seus clientes, colaboradores e parceiros.

Como CEO, proprietário ou fundador da empresa, sua marca pessoal serve como um grande patrimônio que pode fazer sua empresa crescer externa e internamente. Mesmo uma iniciativa focada externamente como um podcast pode ser uma maneira incrível de expandir sua cultura. É uma oportunidade de se comunicar com os colaboradores, especialmente aqueles que você não encontra regularmente. Talvez você nunca veja as pessoas em muitos níveis abaixo de você, mas elas podem ouvir seu podcast e descobrir exatamente para quem trabalham e no que você acredita.

As pessoas vão identificar valor no que você tem a dizer. O poder dessa conexão humana pode potencialmente levar a mais oportunidades para você e sua empresa.

O Que é Personal Branding?

Personal Branding é todo o processo de construir e gerenciar sua marca pessoal. Uma marca pessoal é um relacionamento com você, um indivíduo que existe separadamente da sua empresa. O processo de criação de marca pessoal envolve encontrar sua singularidade, construir uma reputação com relação às coisas pelas quais você deseja ser conhecido e depois se permitir ser conhecido por elas. Resumindo, o objetivo é criar algo que transmita uma mensagem e que possa ser monetizado.

O Que é Personal Branding

Autenticidade

O primeiro passo para criar sua marca pessoal é estabelecer uma base sobre a qual você possa atuar com confiança e autenticidade. O princípio chave aqui é autenticidade.

Existe um equívoco de que construir uma marca pessoal significa criar no sentido de inventar. Esse pensamento não é um reflexo verdadeiro de quem você é e, portanto, não é autêntico.

Sua marca pessoal não deve ser uma persona não autêntica. Branding não é se posicionar como algo que você não é. Trata-se de apresentar de forma proposital e estratégica o seu eu autêntico ao seu público e aos seus clientes. Sua marca pessoal deve ser um verdadeiro reflexo de suas habilidades, paixões, valores e crenças.

Audiência

Um dos maiores erros que você pode cometer ao criar uma marca pessoal é tentar agradar a todos. Na realidade, todo mundo é seu cliente ideal.

Para atrair seus clientes perfeitos, você deve estar disposto a repelir aqueles com quem não deseja trabalhar. Isso significa identificar um público específico e criar uma marca que seja atraente para eles.

Se você tentar ser apreciado por todos, não atrairá ninguém. Nem todo mundo que está exposto a você ou vê sua mensagem vai gostar de você ou ressoar com você, e isso é exatamente o que você deve buscar. Você não precisa alcançar todos para criar um negócio de sucesso. Você só precisa alcançar seus clientes perfeitos.

Oferta

Crie uma oferta irresistível. Para criar uma marca pessoal lucrativa, você precisa vender algo para sua audiência. Você precisa de uma oferta irresistível que ajude seu público a resolver um problema específico ou a alcançar um resultado específico.

Muitos empreendedores cometem o erro de criar um produto ou serviço que desejam, apenas para descobrir que ninguém está disposto a pagar por isso.

O mais importante é identificar seu cliente ideal antes de criar um produto ou serviço. Como você vai saber o que as pessoas desejam se você não sabe quem são essas pessoas? Quando você souber exatamente quem você quer ajudar, poderá criar uma oferta que seja a solução perfeita para eles.

Estratégia de Conteúdo

Criar e distribuir conteúdo gratuito é uma das maneiras mais eficazes de construir sua marca e ganhar a confiança do seu público. Em vez de tentar convencer seu público de que você pode ajudá-lo, crie um conteúdo que realmente os ajude. Isso gera confiança e ajuda a posicioná-lo como um especialista e uma autoridade em seu segmento.

Não é por acaso que as marcas pessoais de maior sucesso atualmente publicam quantidades significativas de conteúdo para ajudar a criar e nutrir seu público.

Para criar uma estratégia de conteúdo para sua marca pessoal, comece criando uma lista de todos os tópicos em potencial que seriam úteis para sua audiência.

Depois de ter uma lista de tópicos para criar conteúdo, a próxima etapa é decidir que tipo de conteúdo criar e onde você irá publicá-lo.

Conclusão

Graças à internet e à tecnologia, as barreiras à entrada no empreendedorismo são praticamente inexistentes. Qualquer pessoa pode criar uma marca e uma audiência para divulgar seus produtos e serviços.

Como freelancer ou empreendedor, você tem concorrentes. Como uma marca pessoal, não terá!

Quando você constrói uma marca pessoal, não há concorrência real. Claro, pode haver outras pessoas e empresas vendendo produtos e serviços semelhantes aos seus, mas eles não são você. De fato, não há outra pessoa no mundo que seja exatamente como você. Como indivíduo, você é 100% único.

É por isso que a construção de uma marca pessoal é tão poderosa. Ao criar uma marca pessoal, você imediatamente se diferencia dos seus concorrentes porque VOCÊ é diferente dos seus concorrentes

Está desenvolvendo sua marca pessoal? Pensando em se reinventar? Pensando em como ir para o próximo nível? Conte comigo. Espero você! Está com alguma dúvida? Me chama no WhatsApp.

Compartilhe:

Write A Comment