Personalização e customização são termos populares no mundo do marketing. Porém, usamos muitos conceitos como se fossem sinônimos quando, na verdade, eles têm significados e implicações diferentes. Vamos entender.
A comunicação não deve ser apenas falar. Conversar é compartilhar.
Segundo uma pesquisa da Salesforce, 75% dos compradores esperam que as empresas forneçam experiências personalizadas, antecipem suas necessidades individuais e forneçam sugestões relevantes. Outra pesquisa, da mesma empresa, descobriu que 57% dos compradores online ficam felizes em trocar dados pessoais por ofertas ou descontos personalizados.
Qual é a diferença entre personalização e customização?
Ambos visam adaptar produtos e serviços aos interesses e desejos específicos do usuário para melhorar a experiência. Porém, eles seguem dois caminhos para alcançar este objetivo final.
- É necessário ter o máximo de informações possível sobre o cliente antes, durante e depois, isso demanda tempo e recursos.
- As necessidades dos clientes muitas vezes geram a criação de um novo serviço ou a introdução de mudanças que não foram contempladas. O que pode modificar regulamentos e políticas existentes. O segredo está na flexibilidade.
- Um elemento chave da customização é oferecer algo que ninguém ofereceu antes, ou fazê-lo de uma maneira diferente. Isso requer pesquisa e criatividade.
- É como se cada cliente tivesse um produto ou serviço desenvolvido especificamente para ele, individualmente. Este é um fator importante a ser considerado na criação de novos serviços ou produtos, para garantir a adaptabilidade.
A customização é feita pelo cliente.
Eles identificam suas preferências. Por exemplo, na plataforma Netflix, o serviço pede aos usuários que selecionem alguns programas e gêneros que gostam e, em seguida, exibe uma lista de opções com base nessas escolhas.
O cliente faz então a customização para ter a experiência que atende às suas necessidades específicas, configurando o layout, o conteúdo ou a funcionalidade.
A customização de produtos é popular em lojas de roupas e acessórios, os clientes podem criar uma peça a partir de um modelo online, usando diferentes cores, tecidos e formas para fazer seu próprio produto “único”. A “customização em massa” torna possível a entrega de produtos sob medida com custo reduzido.
A personalização usa informações sobre o consumidor.
Usa insights como informações demográficas, padrões de comportamento e preferências de compra para criar experiências de marketing para um segmento de público específico, aumentando a probabilidade de um ROI mais alto.
Vai muito além de apenas incluir o primeiro nome dos clientes em emails ou mensagens. Com todos os dados disponíveis, os profissionais de marketing digital devem criar campanhas personalizadas regularmente. É uma necessidade.
Um dos exemplos mais famosos de personalização é também um dos mais bem-sucedidos, o mecanismo de recomendações da Amazon.
A Netflix faz a combinação de personalização e customização. Isto porque ao mesmo tempo que solicita aos clientes informações sobre suas preferências e dá a possibilidade de ativar lembretes sobre lançamentos (customização), também analisa e aplica dados coletados sobre o comportamento dos usuários (personalização). Segundo a empresa, 75% de suas visualizações vêm de recomendações personalizadas.
A customização melhora a experiência porque permite que os clientes selecionem suas preferências.
Ao definir o que desejam, os clientes tornam mais fácil a criação de campanhas e serviços para suas necessidades específicas.
A personalização melhora a experiência porque ajuda as marcas na coleta de informações sobre seu público.
Quando você sabe o que um determinado segmento prefere, quais são suas necessidades e o que eles estão tentando realizar, você pode entregar mensagens que são relevantes para eles.
Este foi o nono mandamento do branding emocional, proposto por Marc Gobé.
Os 10 mandamentos propostos por Marc Gobé são:
Consumidores ➜ Pessoas: Comportamento do Consumidor é Sobre Pessoas
Honestidade ➜ Confiança: Como as Marcas Podem Gerar Confiança
Produtos/Serviços ➜ Experiência: Experiência do Cliente Significa Encantar Pessoas
Qualidade ➜ Preferência: Branding e Inovação: Problemas São Oportunidades
Notoriedade ➜ Aspiração: Como Humanizar Sua Marca e Criar Conexões
Identidade ➜ Personalidade: Como Definir a Personalidade da Marca
Funcionalidades ➜ Sentimentos: Marketing Sensorial: Ligação Direta com as Emoções
Visibilidade ➜ Presença: Como Criar uma Presença Digital de Sucesso
Comunicação ➜ Conversa: Personalização e Customização: Qual é a Diferença?
Serviço ➜ Relacionamento: Design de Serviços: Criando Experiências Inesquecíveis