Compartilhe:

Existem muitas técnicas para fazer uma pesquisa avançada no Google, porque podemos combinar comandos conhecidos como operadores de busca. Sem dúvida, quando dominar apenas alguns desses códigos especiais, você já vai notar a diferença. Pois os operadores de pesquisa do Google tornam a busca muito melhor.

Segundo o Statista, o Google responde por 86% das pesquisas online em todo o mundo e, qualquer pessoa pode pesquisar qualquer coisa de qualquer lugar. Mesmo que você acesse o Google várias vezes ao dia, provavelmente ainda há muito que você não sabe sobre o mecanismo de pesquisa. Então, você quer saber alguns truques? Vamos começar!

O Que é a Pesquisa Avançada no Google?

A pesquisa avançada no Google é um recurso importante para restringir os resultados da busca, fazendo com que eles sejam mais precisos e específicos.

Em resumo, é uma maneira de personalizar suas pesquisas no Google usando um conjunto de instruções especiais. Então, conhecidas como operadores ou comandos, essas instruções avançadas informam ao Google exatamente o que você está procurando.

Apesar de serem comandos simples, não necessariamente óbvios. Por isso seria muito difícil adivinhar quais são os operadores de pesquisa avançada no Google. Antigamente, não precisávamos nos esforçar tanto para pesquisar, mas o conteúdo era muito mais limitado. Porque tínhamos poucas fontes de informação. De fato, hoje precisamos de toda a força possível para facilitar nossa vida online.

Tudo isso vai fazer mais sentido quando analisarmos alguns exemplos de comandos.

Como Fazer uma Pesquisa Avançada no Google

Por Que Fazer Buscas Avançadas no Google?

Em primeiro lugar, usar os comandos de pesquisa avançada no Google torna mais rápido encontrar a informação que você deseja. Porque esses operadores ou códigos já eliminam do resultado tudo que não se alinha aos seus interesses no momento da busca. Sendo assim, seu trabalho na curadoria de conteúdo será muito mais agradável e bem-sucedido.

De acordo com o Internet Live Stats, são feitas 3,5 bilhões de pesquisas no Google todos os dias. São muitos resultados de pesquisa para percorrer para encontrar as informações que você deseja.

Os operadores de pesquisa do Google (GSO – Google Search Operators) são comandos especiais compostos por símbolos e caracteres que restringem sua pesquisa de acordo com critérios específicos. Então, com apenas um comando, você pode ganhar tempo com a pesquisa e qualidade nos resultados.

Em suma, a busca avançada no Google vai facilitar sua vida refinando as pesquisas, poupando seu tempo. Por fim, como você usa esses códigos mágicos para encontrar tudo mais rapidamente?

Como Fazer uma Pesquisa Avançada no Google

Na verdade, fazer uma pesquisa avançada no Google é tão simples quanto pesquisar algo. Então, você apenas vai precisar acrescentar alguns operadores ou comandos junto ao que está procurando, diretamente no campo de pesquisa, como faria normalmente.

Você pode usar operadores básicos ou combiná-los para tornar os resultados ainda mais precisos. Além disso, é possível ir pelo atalho para a pesquisa avançada do Google que a própria empresa nos oferece. Porém, se você souber como os operadores funcionam, terá infinitas possiblidades para otimização.

Pesquisa Avançada no Google

Uma das coisas mais úteis sobre compreender os operadores de pesquisa avançada é que você pode combiná-los para resultados cada vez mais específicos.

Quais são os Operadores de Pesquisa do Google?

Vá além da simples pesquisa e torne-se um usuário avançado do Google.

Ainda assim, é importante ressaltar que se você começar a combinar operadores e executar muitas pesquisas, pode receber a solicitação do Google para verificar se você não é um robô. Se isso acontecer, basta fazer a verificação do captcha e continuar pesquisando. Use sua imaginação. Porque existem muitas combinações de operadores de pesquisa. Dito isso, aqui estão apenas alguns exemplos para te inspirar.

Como buscar por expressão ou frase específica

A maioria das pessoas escreve uma palavra, uma pergunta ou uma frase quando procura algo no Google. No entanto, na verdade, existem vários tipos de operadores de pesquisa que você pode usar para filtrar os resultados da pesquisa.

Pesquisa no Google

A pesquisa por expressão ou frase específica é a pesquisa avançada mais básica do Google. Porque tudo o que você precisa fazer é usar o termo que deseja pesquisar entre aspas. Isso informa ao Google que você deseja ver apenas resultados exatamente iguais ao que você escreveu dentro das aspas. Sem as aspas, os resultados incluem todas as palavras digitadas, mas em ordem aleatória. Faça o teste.

Como buscar por expressão ou frase específica

No exemplo citado, sem aspas tivemos 20.300.000 resultados, usando o operador de pesquisa avançada, os resultados caem para 188.000 resultados. Isso significa mais precisão e muita economia de tempo. Perceba que os principais resultados se mantém. Isso porque o Google já trabalha automaticamente tentando entender o que você deseja.

Como excluir palavras ou frases

Neste caso, o sinal de menos é usado antes do termo ou frase que você deseja remover dos resultados da pesquisa. Então, é útil quando você está procurando algo com mais de um significado e deseja excluir o outro significado. Também é útil se você deseja remover alguns resultados de pesquisa sobre uma marca ou autor específico.

Como excluir palavras ou frases

Como procurar por termos se você não tem certeza

Se você quer procurar por algo que não sabe muito bem qual é o termo ou deseja obter mais correspondências, pode usar o operador curinga asterisco. Coloque o curinga junto a sua busca e você terá todas as variações. É útil para encontrar citações e frases quando você não lembra muito bem dela. Na prática, o asterisco vai funcionar exatamente como um curinga, sendo substituído por um termo oculto ou desconhecido.

Como procurar por termos se você não tem certeza

Como fazer busca dentro de um site

Se você achou um site interessante e quer fazer uma busca específica só nele, também pode. Basta usar o operador “site”. Assim, você verá apenas resultados dentro do site que você digitou.

Como fazer busca dentro de um site

Como pesquisar apenas pelos títulos das páginas

O operador “intitle” mostra apenas resultados palavra-chave ou frase no título da página. Como todos os operadores de pesquisa, você pode combinar outros operadores para obter resultados personalizados.

Como pesquisar apenas pelos títulos das páginas

Lista com Operadores de Pesquisa Avançada no Google

Agora que você já entendeu como os operadores funcionam, é hora de ir além. Nessa tabela estão os principais operadores e símbolos que vão te ajudar nas pesquisas.

ComandoExemploExplicação
“expressão ou palavra”“arquétipos no marketing”Pesquisa palavra ou expressão específica
OUmaratona OR corridaCombina pesquisas
palavravelocidade do jaguar -animalExclui termo ou palavra
*desenvolvimento * empresarialBusca por expressão incompleta
sitesite:cristianethiel.com.br brandingPesquisa dentro de um site
definedefine: branding digitalExibe o significado de um termo
intitleintitle: estratégia de branding digitalBusca palavra específica no título
relatedrelated: cristianethiel.com.brEncontra conteúdos relacionados
filetypefiletype:pdfPesquisa por tipo de arquivo
allinurlallinurl: jornada conteudoBusca por palavras na URL
allintextallintext: jornada conteudoPesquisa por palavras em textos
AROUND(X)branding digital AROUND(2) conteúdoEncontra palavras por proximidade

Ser capaz de refinar suas buscas com os operadores de pesquisa avançada do Google é uma habilidade útil. Apesar de não ser tão conhecida, torna o Google uma ferramenta extremamente flexível.

Embora existam dezenas deles, você não precisa aprender todos os comandos para organizar seu trabalho. Escolher alguns que funcionam melhor para você é uma ótima maneira de obter insights poderosos sobre sua estratégia de conteúdo.

Compartilhe:

Write A Comment