Por que branding é importante para pequenas empresas? Empresas que trabalham orientadas ao branding desejam ter suas marcas reconhecidas, lembradas e admiradas. Isso não é vaidade e sim estratégia. Essas empresas sabem que ninguém vai comprar seus produtos ou solicitar um orçamento, se nunca ouviram falar dela e se não possuem uma boa reputação.
A disputa por mercado é cada vez maior, principalmente para uma pequena empresa que não possui muitos recursos e enfrenta muita concorrência. Não é necessário um grande investimento para trabalhar com branding, mas é preciso dedicação e consistência. Para sobreviver e crescer hoje, é preciso se adaptar à realidade.
O mercado mudou, e não acompanhar as novidades significa ficar pra trás perdendo competitividade.
A mudança de comportamento dos mercados
Tempos atrás, as empresas eram orientadas para gestão de vendas. O foco era na produção e distribuição da oferta. Havia uma preocupação em produzir e entregar em grande quantidade e a variedade era pouca.
Como havia poucas opções, a demanda do público era por novidade.
As empresas voltaram-se então, para oferecer produtos novos e diferenciados que poderiam cair no gosto do cliente. Essa era a fase da gestão orientada ao marketing. Pouco tempo depois, as empresas passaram a oferecer os mesmos produtos. Isso porque a tecnologia foi sendo democratizada e todos tinham acesso aos mesmos recursos. O que antes era diferencial, virou lugar comum. Todos ofereciam mais ou menos a mesma coisa.
Hoje, temos um cenário de muita variedade em ofertas de produtos e serviços. Chega a ser difícil escolher entre tantas opções. Nesse momento, o branding surge como uma forma de se destacar. A maneira como a empresa se comunica, entrega e se relaciona com o cliente faz parte da estratégia de branding.
A comunicação da empresa orientada ao branding é uma promessa de valor e também uma declaração de personalidade institucional. Essa promessa precisa ser efetivamente entregue ao cliente. A personalidade institucional é um elo que faz a conexão entre a empresa e o público. Já reparou que algumas marcas simplesmente nos fazem sentir parte delas? Muitas vezes você se sente conectado(a) de uma forma inexplicável.
Uma empresa com boa reputação de marca têm clientes, fãs e defensores dela.
O branding ajuda a fidelizar clientes e até mesmo a aumentar as vendas. É um investimento de longo prazo, pois demora um pouco para perceber e mensurar o seu retorno, mas que pode atingir um alto nível de sucesso.
Esse texto foi produzido por Luciana Costa – Par de Ideias
Designer, formada em Desenho Industrial pela UFRJ.
Pós graduada em Design e Marketing Digital pela ESPM.