O posicionamento da marca nas redes sociais deve fortalecer a missão e os valores da empresa. Sendo assim, é preciso traçar uma estratégia clara e coerente para sua atuação em diferentes plataformas.
No mundo acelerado e competitivo de hoje, é importante se perguntar: Sua marca ou empresa está alcançando as pessoas certas nas plataformas certas? Essas pessoas estão obtendo valor de sua estratégia de marketing? Elas estão se tornando clientes leais ou embaixadores da marca?
Sendo assim, tenho certeza de que você sabe do esforço necessário para manter uma presença consistente em diferentes plataformas de mídia social. O marketing nas mídias sociais tem tudo a ver com engajamento e se seu conteúdo leva ou não um lead a se inscrever ou comprar seu produto.
Então, se sua marca não está atingindo seus objetivos com a estratégia atual, está na hora de repensar tudo. Você está segmentando as pessoas certas para o seu produto ou marca? Como você posiciona sua marca ou negócio em diferentes plataformas de mídia social?
Uma das principais razões pelas quais as pessoas escolhem uma marca é a confiança. A credibilidade faz toda a diferença. Porque o posicionamento da sua marca afeta a forma como os consumidores percebem a capacidade da sua empresa de satisfazer as suas necessidades. Da mesma forma, estabelece seu nicho e identifica sua concorrência.
O posicionamento correto influencia o quanto os consumidores estão dispostos a investir na sua marca. Então, desenvolver estratégias fortes de posicionamento de marca deve ser sua prioridade no marketing.

O Que é Posicionamento de Marca?
Posicionamento de marca é o espaço que uma empresa conquista na mente do cliente e como ela se diferencia dos concorrentes. Em suma, é a estratégia que ajuda as empresas a se diferenciarem. Por outro lado, o posicionamento de marca nas redes sociais inclui atributos visuais e verbais definidos com o objetivo de influenciar a percepção das pessoas sobre ela.
Não basta criar um perfil genérico e esperar que as pessoas o visitem aos milhões. Na verdade, nenhuma empresa é capaz de realmente prosperar no mercado sem um posicionamento de marca bem desenvolvido.
Posicionamento
Em 1969, Jack Trout cunhou o termo posicionamento. Ele o definiu como o que a comunicação de marca é capaz de fazer com um produto na mente do consumidor. Nesse sentido, o posicionamento da marca diz respeito ao que você deseja que sua marca seja na mente e coração das pessoas.
É o que diferencia você de sua concorrência. Sendo assim, garante que quando seus clientes ideais pensarem em sua marca, eles percebam os benefícios que ela oferece. Como resultado, você prova seu valor ao mercado.
É importante lembrar que a marca é mais do que apenas um logo ou slogan. Porque você constrói sua marca sendo consistente em cada interação. Sua imagem de marca é positiva quando seu público pensa em sua marca como confiável e valiosa.
Em resumo, o posicionamento da marca é o núcleo de toda estratégia nas redes sociais. Os objetivos do posicionamento da marca variam de acordo com o negócio. Mas, em geral, você posiciona sua marca para que seja visto como a melhor escolha.
Posicionamento da Marca nas Redes Sociais
O posicionamento da marca nas redes sociais aumenta o envolvimento dos clientes e seu valor corporativo.
Existem diferentes caminhos e táticas, como lançar uma campanha com influenciadores, trabalhar o conteúdo gerado pelo usuário, enviar recompensas ou brindes, estabelecer sua autoridade por meio do conteúdo ou compartilhar vídeos divertidos.
É importante investir tempo para definir o posicionamento da marca porque ele é fundamental para o sucesso de uma empresa. Como será possível se destacar sem diferenciação?
Se você quer que seus clientes acreditem na sua marca, você precisa mostrar a eles do que ela é capaz, o que faz seu produto se destacar da concorrência e o que faz de você uma autoridade. Tudo isso só é possível com a força do posicionamento da marca.
Como Fazer o Posicionamento da Marca nas Redes Sociais
Inicialmente, as redes sociais foram criadas para oferecer às pessoas a oportunidade de manter contato com familiares e amigos. Porém, na realidade aconteceu algo completamente diferente. Pela primeira vez na história, pessoas comuns podem criar conteúdo e publicá-lo. Algo que só era possível, no passado, se seu trabalho tivesse algo a ver com comunicação.
Escolha as redes sociais com estratégia. Não basta espalhar seu conteúdo. Sua marca não precisa estar em todas as plataformas. Procure aquelas que seu cliente ideal mais usa. Também é preciso adequar a mensagem de marca para atender às demandas de cada plataforma.
Interaja e converse com seus seguidores. Compartilhe conteúdo valioso, mas além disso, busque maneiras de gerar conversas e se aproximar das pessoas. Sua marca deve evoluir e se adaptar a essas demandas. Descubra as vantagens de ouvir seu público. Responda suas perguntas e peça feedback.
Entregue valor. Não seja uma empresa que fala apenas de si mesma. Em vez disso, lance uma campanha relevante que destaque seus consumidores. Publique histórias inspiradoras sobre seus funcionários. Acompanhe os eventos globais e encontre uma maneira de incorporá-los à sua marca.
Estabeleça um objetivo para sua presença digital. Algumas marcas mantêm suas contas nas redes sociais com o objetivo de atender seus clientes e tirar dúvidas, por exemplo. Outros querem tornar sua marca mais reconhecida. Quando você tem uma meta de posicionamento nas redes sociais, a empresa está no caminho certo porque já decidiu o que está por trás de cada esforço.
O posicionamento eficaz nas redes sociais deve apoiar e reforçar a identidade da marca que você deseja promover. Toda comunicação sempre terá um grande impacto na percepção da sua marca, portanto, cada postagem, compartilhamento ou resposta em seus perfis deve fornecer valor e engajamento para sua audiência.
