Para garantir a sobrevivência da marca durante tempos de crise e declínio econômico, é essencial repensar seu posicionamento. Em vez de simplesmente cortar custos, é necessário adaptar a estratégia de comunicação e garantir que sua oferta esteja alinhada às necessidades do mercado. O posicionamento de marca em tempos de crise requer uma abordagem estratégica, que inclui a personalização do conteúdo e a adaptação da comunicação para atender às novas oportunidades de mercado.
Em períodos de recessão, muitas coisas podem mudar no mundo dos negócios. Orçamentos são cortados, funções são reduzidas ou eliminadas. A incerteza é marca de nosso tempo, mas é a maneira como você lida com ela que importa. Com muita frequência, as empresas reagem cortando seu investimento em marketing, mas será que este é o melhor caminho?
Reorganizando os Investimentos
À primeira vista, reduzir os investimentos em marketing pode parecer a reação lógica a uma desaceleração econômica. Porque as pessoas compram menos, portanto, as empresas também faturam menos. Sendo assim, os investimentos em marketing devem seguir o mesmo caminho, certo? Não se você quiser manter sua posição no mercado enquanto a economia se transforma ao seu redor.
Em tempos de crise, pode ser desafiador olhar além do momento presente e se esforçar para enxergar o quadro maior que está no horizonte. Esse quadro maior inclui o retorno sobre o investimento a longo prazo e a posição competitiva da sua empresa quando a maré da recessão recuar (e ela sempre recua). O que é feito agora determinará sua posição no futuro. Sendo assim, manter ou até mesmo aumentar os esforços de marketing ajuda a posicionar a empresa para vantagens futuras. Além disso, é uma ótima oportunidade para a marca aproveitar o espaço aberto pelos concorrentes que pararam ou reduziram seus investimentos e esforços.
As recessões econômicas na verdade são oportunidades para as empresas que dão continuidade em seus investimentos para atrair mais negócios. Ou seja, é a chance de conquistar novos clientes e convertê-los a partir dos concorrentes.
Uma economia ruim significa que todos estão relutantes em gastar dinheiro.
Não é só com você. Se o orçamento da sua empresa estiver apertado, os orçamentos dos seus clientes podem estar ainda mais apertados. E assim como você está fazendo escolhas difíceis sobre como está investindo seu dinheiro, eles também estão.
Seus clientes podem estar abrindo mão de luxos ou desejos simplesmente para poderem pagar por suas necessidades. Quando se trata dessas necessidades, eles procuram opções mais acessíveis. No momento, é importante que seus clientes entendam que o seu negócio e os produtos e serviços que você oferece valem o dinheiro que eles estão orçando com tanto cuidado. Como você vai passar essa mensagem para eles sem marketing?
Essa lógica explica por que as empresas que continuam a investir durante uma recessão se saem melhor do que aquelas que não o fazem. Em vez de cortar custos, você precisa reorganizar seus investimentos.
🔗 Posicionamento de Marca é a Chave para o Sucesso
Repensando a Mensagem
Durante uma crise financeira, não é apenas importante que as marcas invistam em marketing e em sua sobrevivência, mas também que tenham em mente a conscientização do consumidor. Especialmente em tempos de declínio econômico, os comportamentos, atitudes e percepções dos consumidores mudam à medida que se tornam mais conscientes dos custos. Sua estratégia e mensagem devem refletir isso também.
Pense nos clientes. Como você pode repensar sua mensagem de marca para que os clientes vejam valor nela, mesmo diante de uma mudança significativa na atividade econômica. Sua mensagem leva em consideração as emoções geradas pelo momento de crise? Ela destaca o valor imediato do seu produto ou serviço para o cliente?
Este tipo de questionamento vai te ajudar a examinar a mensagem pelos olhos dos clientes. Afinal, são eles que vão ajudar sua marca a sair da recessão com sucesso. No entanto, para alcançá-los, o marketing é essencial.
Ao criar mensagens sensíveis a essas mudanças nos consumidores e no status econômico atual, sua marca tem a oportunidade de obter mais lealdade e valor geral. Fazer isso também ajudará a maximizar seu retorno sobre o investimento, enviando a mensagem certa para as pessoas certas.
A comunicação de marca permite que você demonstre estabilidade.
Especialmente em tempos incertos, sua comunicação de marca permite que você mostre às pessoas que as coisas continuam caminhando, mesmo em meio às dificuldades. Essa imagem de força é atraente para os clientes. Eles veem um negócio estável e consideram toda a maturidade da sua empresa. Eles entendem que, de fato, você faz um bom trabalho. Você cuida bem de seus clientes. Seus produtos e serviços são de alta qualidade.
Esse é o tipo de marca que os clientes desejam. Eles não querem gastar dinheiro com um negócio instável, mesmo que pessoalmente gostem do que a empresa tem a oferecer. Muitos clientes desejam fazer negócios com marcas que possibilitem um relacionamento confiável e de longo prazo.
Isso não significa que você deva esconder como sua empresa está se adaptando aos novos tempos. Em vez disso, use seu posicionamento de marca como uma forma de destacar sua criatividade e inovação.
Reconquistando a Lealdade
Em períodos de dificuldades financeiras, os programas de fidelidade fortalecem a conexão da marca com seus clientes mais fiéis. Esse tipo de iniciativa é crucial para gerar mais negócios e reconquistar relacionamentos. Não existe melhor teste de lealdade que um período de recessão. Porque aqueles que permanecem leais estarão ainda mais dispostos a fazer negócios se eles perceberem que existem ainda mais benefícios para eles.
Ao gerenciar programas de fidelidade, você pode impulsionar vendas adicionais de clientes existentes, incentivando por meio de recompensas, descontos ou benefícios. Isso ajuda a manter sua base de clientes leais enquanto você continua seus esforços na aquisição de novos clientes. Os baby boomers estão entre os mais engajados em programas de fidelidade, enquanto as gerações mais jovens estão mais dispostas a experimentar novos produtos e marcas. Um programa de fidelidade atraente é aquele que consolida os relacionamentos já existentes, enquanto atrai novos clientes que valorizam sistemas de recompensa.
Para começar, considere adotar um sistema simples de recompensas que promova valor e conveniência. Você pode oferecer incentivos de inscrição para novos clientes e estimular os clientes existentes com recompensas adicionais por indicarem outros, ajudando a atender à sua base fiel enquanto dá aos recém-chegados mais um motivo para se interessarem por sua marca.
Seus concorrentes continuarão investindo.
Seus concorrentes mais espertos vão continuar buscando alternativas. Portanto, se você não seguir com seus esforços de marketing, eles vão conquistar as pessoas que você está tentando alcançar. Por outro lado, se você continuar investindo na sua marca, se tornará um concorrente inteligente para outras pessoas que decidiram reduzir os esforços. E você terá novos clientes enquanto as outras empresas lutam para se manter vivas.
🔗 Posicionamento da Marca nas Redes Sociais: Como Fazer?
Reposicionando a Marca
Sempre que passamos por uma desaceleração econômica alguns mercados ficam estagnados. Tudo isso deixa os empresários se perguntando se e como deveriam mudar suas estratégias. A sobrevivência de qualquer negócio depende da demanda, mas como mantê-la?
Nesse caso, pode ser necessário fazer uma mudança de rumo. Isso inclui adaptar seu modelo de negócios às novas oportunidades de mercado ou reposicionar sua marca. Analise quais as mudanças que estão em curso. Como você pode suprir uma nova demanda? Como você pode repensar sua marca para atingir novas pessoas ou oferecer novas soluções para as pessoas que já são seus clientes?
Sem dúvida, é hora de intensificar sua estratégia digital para ampliar ainda mais sua base de clientes e aumentar o reconhecimento da marca. Analise seus esforços digitais atuais e segmente os clientes para divulgar sua nova mensagem de marca.
Seus clientes mais importantes impulsionam sua marca em tempos desafiadores.
Quando a economia vai bem, a maioria das empresas desenvolve novos produtos e serviços e expande para novos segmentos de clientes em busca de crescimento. Embora esse processo geralmente leve ao crescimento, também leva ao foco em novas atividades, novos clientes e aumento do faturamento. No entanto, nem todas as novas iniciativas são bem-sucedidas. Ao expandir cada vez mais, é fácil esquecer dos produtos e segmentos centrais que a empresa construiu ao longo do tempo e que sustentam a marca.
Porém, quando uma crise chega, são os produtos e clientes centrais da empresa que conseguem superar os tempos difíceis. É nesse momento que a maioria das vendas também ocorre, enquanto os novos e mais voláteis clientes rapidamente se dispersam. Como muitas empresas expandem seu foco e comunicação no mercado com novas iniciativas, é importante entender quem são os clientes mais valiosos o mais rápido possível.
Normalmente, observamos que aproximadamente 25% da base total de clientes de uma empresa respondem por 75% do faturamento. Portanto, é crucial descobrir quem são esses clientes, quais produtos e serviços eles consomem e o valor central que a empresa oferece a eles.
Como sua oferta resolve os pontos de dor dos clientes em tempos de crise?
Isso requer alguma pesquisa e análise para determinar como melhorar seu posicionamento de marca em torno do que é mais benéfico para os clientes em potencial. Sua mensagem por meio de esforços de marketing deve educar os clientes sobre porque eles precisam de você, para que possa manter sua vantagem competitiva.
Como o posicionamento da marca equilibra preço e valor?
A precificação na estratégia de negócios e nas mensagens de marketing é um equilíbrio delicado. A redução de preços para ganhar participação de mercado pode prejudicar suas metas de receita. Além disso, o cliente pode ver seu produto ou serviço como menos valioso do que deveria ser. A melhor maneira de resolver esse problema é precificar com base no valor que você entrega e no impacto que sua oferta terá nos resultados do cliente. E este é um processo contínuo.
O que seus concorrentes estão fazendo?
Descubra como eles estão se comunicando com os clientes e como estão adaptando sua estratégia de posicionamento para o momento atual. Se você perceber que eles estão mudando e se diferenciando, é importante acompanhar essas mudanças e se preparar para se destacar com sua própria estratégia de posicionamento.
Para uma marca, a singularidade é fundamental. No final, posicionar sua empresa como essencial é uma questão de se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes e do mercado em constante mudança. Isso pode exigir que você faça ajustes em sua estratégia e orçamento, mas se você agir agora, vai manter sua empresa em uma posição mais segura. Ao fazer uma pesquisa de mercado, equilibrar preço e valor, ajustar sua mensagem de marketing e ficar de olho na concorrência, você estará no caminho certo para se tornar essencial para seus clientes e manter-se relevante no mercado.
Conclusão
Se o que você vem fazendo não está funcionando, não pode se dar ao luxo de ficar parado. Os investimentos em marketing podem parecer a maneira mais rápida de reduzir custos, mas também podem ser a maneira mais rápida de matar a sua marca. Pense criticamente, não reativamente. Faça uma auditoria, reflita e tome decisões informadas. Em tempos de incerteza econômica, é vantajoso continuar seguindo em frente. E não importa como as coisas se desenrolem, lembre-se sempre de que é possível crescer, mesmo em uma economia em declínio.