Compartilhe:

Quando uma empresa quer estabelecer sua presença digital, acaba se deparando com um engajamento bem decepcionante e poucos leads. Isto porque são vários os aspectos do posicionamento de marca significativos para o sucesso.

A maioria das marcas tem muita dificuldade em mostrar ao mundo seu valor. Muitas vezes o problema está em uma grande desconexão entre suas ofertas e o que seus clientes alvo valorizam.

Apesar de apresentarem ofertas arrasadoras e sensacionais. Ainda assim, os potenciais clientes não conseguem ver nada de interessante sobre elas. Se você acha que isso está acontecendo com seu produto ou serviço, então é hora de rever seu posicionamento.

Posicionamento de Marca é a Chave para o Sucesso

O Que é Posicionamento de Marca?

O posicionamento é uma percepção que acontece na mente das pessoas, mas não qualquer pessoa. As pessoas que a sua marca quer ajudar. Para quem você quer vender seus produtos, serviços ou ideias. Além disso, esta percepção tem relação com os outros players do seu segmento.

Identifica o lugar conquistado pelo seu negócio na mente (e coração) dos consumidores em relação aos concorrentes. É sobre como os consumidores percebem seu negócio no mercado. Do mesmo modo, é o espaço que a empresa deseja ocupar no mercado e como deseja ser reconhecida pelos clientes e clientes em potencial.

Posicionamento é como encontrar um assento em um ônibus lotado.

Ted Morgan

A maioria das marcas entra em um ônibus lotado e senta no colo de alguém. As marcas inteligentes não apenas olham ao redor como também encontram o lugar perfeito para seguir a viagem.

  • Elas analisam o status quo e criam sua alternativa para ele. Este contraste grava sua marca na mente do cliente. Alguns vão odiar. Outros vão amar. E esse é o ponto.
  • Outras marcas inventam uma nova categoria e assim é como se não tivessem concorrentes. Isso acontece em especial com as marcas pessoais. Porque obviamente, só você pode ser você.
  • O sucesso está em entender que se você quiser ser tudo para todos, vai fracassar. É preciso ter foco.

O posicionamento não é algo que você inventa para ser legal. Por trás de um bom posicionamento existe uma história. É por isso que na minha consultoria em branding digital começamos com os pilares da marca. Ou seja, tudo começa com quem você é e como isso será importante para as pessoas com quem você deseja se conectar.

E o que acontece se você não se posiciona?

  • Seus clientes atuais amam você, mas os clientes em potencial não conseguem entender seu valor. Um posicionamento fraco significa que os clientes têm as expectativas erradas e não podem ver seu produto como ele realmente é.
  • Sua empresa tem longos ciclos de vendas e baixas taxas de fechamento, e você está perdendo para a concorrência. Uma vez que o posicionamento eficaz traz a você pessoas que se encaixam perfeitamente e se movem rapidamente pelo funil de vendas. As pessoas certas.
  • Você tem uma grande rotatividade de clientes. Por exemplo, logo após a compra o cliente se decepciona. Isto acontece quando as pessoas pedem recursos que você não tem planos de entregar. Se as pessoas têm expectativas diferentes, elas não ficarão felizes com o que você está realmente oferecendo.
  • As pessoas reclamam que os preços estão muito altos. Na verdade, não é tanto uma questão de preços altos, é mais sobre a falta de valor que esses clientes estão percebendo em seu produto. Ou seja, você está oferecendo sua solução para as pessoas erradas.
Qual é a diferença entre posicionamento de marca e posicionamento de produto

Resumindo, o posicionamento muda o ponto de referência do seu produto e isso traz grandes consequências. Seu sucesso não depende apenas da qualidade da sua oferta, mas dos clientes que você atrai e com que alternativas eles comparam.

Qual é a diferença entre branding e posicionamento?

Sua marca reflete quem você é como empresa, sua personalidade, valores e atitudes. O posicionamento explica ao mercado porque seus produtos são a melhor escolha.

O branding impulsiona suas decisões. Por outro lado, o posicionamento impulsiona sua comunicação e ajuda os clientes a categorizar sua marca. Expressa um benefício que resolve o problema do seu cliente. Não os problemas de todas as pessoas que compram produtos como os seus.

Qual é a diferença entre posicionamento de marca e posicionamento de produto?

As pessoas costumam confundir o posicionamento da marca com o posicionamento do produto.

Quando trabalhamos o posicionamento de produto, estamos comunicando porque ele é melhor do que a concorrência. Pensamos nos atributos, recursos e benefícios diretamente relacionados às necessidades, desejos e preferências dos clientes.

Posicionamento não é o que você faz a um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de um cliente em potencial.

Al Ries e Jack Trout

Embora o posicionamento de produto seja importante, ele é sempre vinculado ao posicionamento de marca.

Se você tem uma forte aversão ao que uma marca representa, então provavelmente você não será um evangelista de seu produto. Pense nas empresas que as pessoas boicotam por motivos políticos, sociais ou ambientais. Elas não estão criticando os produtos, por si só. Na verdade, podem ter comprado e amado, mas agora se afastam porque a marca não se alinha com suas crenças ou sistema de valores.

Qual a importância do posicionamento de marca?

Agora vamos entender por que é importante ter clareza e saber como expressar seu posicionamento.

Primeiramente, ele reforça o foco. Pensar no posicionamento de marca é sobre uma oferta específica e quais mensagens serão destinadas a um determinado público. Desta forma, seu marketing e comunicação se tornam poderosos porque você está focando nas necessidades, desejos, dores e preferências de um grupo seleto de pessoas. Sendo assim, sua marca se torna relevante e pessoal.

Você precisa ser direto com os elementos que fazem sua marca se destacar. Depois de saber quem você deseja atingir e como vai transmitir a mensagem, seu conteúdo será um reflexo dessa direção estratégica. Do mesmo modo, você não precisa mais sofrer se perguntando o que atrairia seu cliente.

O posicionamento também esclarece seu diferencial competitivo. As pessoas estão constantemente pensando “por que devo escolher você?” .

Enfim, todo o trabalho paralelo que você fez para definir seu posicionamento oferece as informações de que você precisa. Além disso, o posicionamento também orienta as decisões de negócios. Como estratégias de preços e vendas até atendimento ao cliente. O posicionamento oferece um caminho claro, consistente e coeso para operar seu negócio.

Como Definir o Posicionamento de Marca

Como Definir o Posicionamento de Marca?

É importante saber que o posicionamento é parte de uma estratégia de marketing mais ampla que inclui três níveis de decisão: segmentação, target e posicionamento, conhecido como modelo STP.

🔗 Segmentação de Mercado: Conheça seu Público

Tudo começa com sua essência, valores, personalidade, missão e visão. Este é o momento em que você pensa na sua marca com características humanas. Lembra quando falamos sobre a diferença entre posicionamento de marca e produto? Então, uma marca deve estabelecer uma conexão emocional com seus clientes.

As pessoas buscam conexões e vínculo com pontos em comum. Então, nosso impulso inicial é sempre emocional, e o pensamento pragmático e racional surge apenas quando a poeira baixa. Uma marca de sucesso precisa alcançar ambos, e você faz isso dando vida à sua marca na forma de arquétipos. Somente após definir claramente os alicerces de sua marca, você pode pensar na identidade visual.

As marcas mais bem-sucedidas vinculam posicionamento e propósito. Por isso, elas se perguntam constantemente: Em que eu acredito? Quais são meus valores? Tenho clareza da visão e missão? Por que comecei este negócio? O que me faz continuar?

Quem é Seu Cliente: Um Guia sobre Segmentação e Posicionamento de Mercado

Conclusão

Em resumo, para definir seu posicionamento, você precisa analisar o seguinte:

  • O ponto de vista do cliente sobre o problema que você resolve.
  • Maneiras como sua solução é exclusivamente diferente e por que isso é significativo para os clientes.
  • Características de um cliente potencial que realmente valoriza o que você pode oferecer de maneira única.
  • O contexto de mercado que torna seu valor único e óbvio para os clientes adequados para a sua solução.

Lembre-se: Não basta ser diferente dos seus concorrentes. Além disso, você precisa atuar de maneira que eles não consigam te copiar facilmente.

O posicionamento tem a ver com a percepção. Como seus clientes pensam e se sentem sobre sua marca em comparação com outras opções. Se você deseja iniciar o processo de descoberta, vamos juntos!

Compartilhe:

Write A Comment