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O Instagram investiu em muitos novos formatos nos últimos anos, isso nos permitiu experimentar diferentes maneiras de criar e compartilhar conteúdo. Com isso, Stories e Reels fizeram muito sucesso. Porém, o mesmo não aconteceu com o IGTV que foi descontinuado. Por outro lado, o formato que veio para ficar é o post carrossel no Instagram.

O formato de post carrossel no Instagram é meu favorito, nesse artigo eu vou explicar como você pode aproveitar a funcionalidade para impulsionar sua marca.

Como Fazer Post Carrossel no Instagram para Impulsionar sua Marca

O Que é Post Carrossel no Instagram?

Em vez de postar apenas uma imagem no seu feed, você pode publicar até 10 imagens ou vídeos em uma única postagem. Ou seja, basta que o visitante do seu perfil deslize a tela para ver cada uma das imagens.

O que mais me atrai nesse formato é que podemos brincar com a continuidade nas imagens e usar diferentes conteúdos, mesclando infográficos e vídeos para contar uma história interessante.

É a simplicidade dos posts em carrossel que os torna tão úteis. Você pode usar de muitas maneiras diferentes, desde catálogos de produtos até fotos panorâmicas.

Assim como outros formatos no Instagram, você pode incluir uma legenda, texto alternativo, localização, hashtags e um produto da sua loja em cada imagem do carrossel. As pessoas podem curtir, comentar, compartilhar e salvar sua seu carrossel, como qualquer outro formato.

É considerado um formato interativo porque o visitante pode avançar e voltar a cada imagem, tornando a experiência de leitura mais dinâmica e pessoal.

Especificações para um Post Carrossel no Instagram

Assim como os posts regulares, o carrossel no Instagram pode ser publicado nos formatos quadrado, paisagem e retrato. Porém, lembre-se que quando o visitante acessa seu perfil, a imagem de capa do seu post fica em formato quadrado. Por isso, seja cuidadoso e criativo na hora de aproveitar a área útil da imagem.

  • Paisagem: 1080 x 566 pixels
  • Retrato: 1080 x 1350 pixels
  • Quadrado: 1080 x 1080 pixels
  • Duração: até 60 segundos
  • Proporções: paisagem (1,91:1), quadrado (1:1), vertical (4:5)
  • Tamanho máximo do vídeo: 4 GB

O estilo que eu mais gosto é o retrato porque permite aproveitar mais a área útil. Além de chamar mais a atenção das pessoas quando estão navegando pelo feed porque cobre praticamente toda a tela.

🔗 Como Usar Hashtags no Instagram

Post Carrossel Aumenta o Engajamento no Instagram?

Claro! Já que tem mais conteúdo para ser consumido em uma única postagem, as pessoas ficam mais tempo no seu perfil. Porém, isso depende de você criar conteúdo relevante e cativante.

Em outras palavras, se usados com eficiência, os posts em carrossel têm em média 1,4x mais alcance e aproximadamente 3x mais engajamento do que outros formatos no Instagram.

Ainda assim, é impressionante como esse formato é subutilizado no Instagram. Apesar da sua taxa de engajamento ser tão atrativa, soma apenas 19% de todas as postagens na plataforma.

Se você não está implementando os carrosséis do Instagram em sua estratégia de marketing de mídia social, está perdendo um recurso poderoso. Não apenas o engajamento melhora, mas ao usar post carrossel no Instagram, as marcas aumentam também sua taxa de alcance.

Uma pesquisa descobriu que carrosséis com uma combinação de imagens e vídeos geram taxas de engajamento mais altas (2,33%) do que carrosséis apenas de vídeo (1,86%) ou apenas de imagem (1,80%).

5 insights para você criar seus posts em carrossel no Instagram

5 insights para você criar seus posts em carrossel no Instagram

Seja criativo e estratégico com os carrosséis do Instagram. E não se esqueça de usar vídeos também. Brinque com essas ideias de conteúdo para ver o que sua audiência prefere. Aqui estão algumas ideias para você começar.

Storytelling

Conte uma história em até 10 slides. Pense em uma pequena apresentação com imagens, textos ou uma mistura dos dois para contar sua história. Por exemplo, pode ser algo com estilo cartoon.

Conteúdo Educacional

As legendas do Instagram são úteis para textos e explicações em formato longo, mas não são tão atraentes quanto as imagens. Quando você tiver informações interessantes para compartilhar, crie imagens com textos, ilustrações e esquemas. Distribua seu conteúdo em várias imagens, menos textos e mais fluidez.

Não importa o quão fascinante seja a informação que você quer compartilhar. Se ela não tiver um visual atraente, poucos se darão ao trabalho de parar para ler. Tente destacar alguns dados mais importantes com um visual simples.

Os carrosséis do Instagram também são ideais para compartilhar conteúdo educacional. Crie uma série de imagens para explicar um conceito, mergulhar em um pouco da história ou compartilhar curiosidades.

O Instagram é uma plataforma centrada no visual, portanto, imagens e vídeos são a melhor maneira de impedir que as pessoas ignorem sua postagem. Depois que o visual chama a atenção de alguém, é mais provável que essa pessoa queira também ler sua legenda ou explorar sua página de perfil para obter mais informações.

Listas

Sim, você pode criar listas também. Podem ser relatórios sobre pesquisas e estudos, tendências ou dicas de ferramentas e aplicativos. Esse tipo de post é uma maneira eficiente de transformar uma série de informações em conteúdo visual.

Conteúdo Reciclado

Se você tem um canal no YouTube ou blog, pode transcrever o conteúdo para o formato de carrossel.

Por que ter uma enorme trabalho criando um ótimo conteúdo se você só vai usá-lo uma vez? Os carrosséis do Instagram são uma excelente maneira de dar novos contextos ao conteúdo. Qualquer conteúdo mais extenso pode ser repensado para esse formato.

Antes e Depois

Posts de antes e depois são clássicos nas redes sociais. Seja uma reforma, comparação de looks ou o progresso de um projeto. Ou seja, a ideia aqui é aproveitar o espaço extra para mostrar mais detalhes da transformação.

Então, a dica aqui é começar pelo fim. Você não precisa começar pelo “antes”. Pode chamar a atenção das pessoas justamente com um resultado maravilhoso e depois você mostra todo o processo nas demais imagens.

Sem dúvida, existem muitas outras possibilidades. Então, seja criativo e estratégico ao criar seu post carrossel no Instagram. Além disso, faça testes. Descubra o que funciona bem para seu perfil.

Os posts em carrossel são amados por usuários e criadores de conteúdo. Se você ainda não os usa regularmente, é hora de começar. Isso porque eles vão te ajudar a construir relacionamentos mais profundos com seus seguidores por meio de conteúdo envolvente, que por sua vez pode levar a mais vendas.

Para mais inspirações, me siga no Instagram e descubra como eu aproveito essa ferramenta.

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