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Presença digital significa mais do que apenas divulgar ou vender seus produtos e serviços online. É sobre como expandir seus negócios e envolver um público muito maior. Inclui o conteúdo que você controla, como seu site e perfis nas redes sociais. Além disso, inclui o conteúdo que você não controla, como avaliações online.

A maioria dos consumidores está acostumada a encontrar soluções em pesquisas online. Portanto, é crucial que sua empresa se conecte com os consumidores e permaneça relevante no ambiente online.

Importância da Presença Digital

Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em 2019 mostrou que 74% dos consumidores brasileiros (com acesso à internet) preferem comprar online. Para saber se podem confiar na marca, 82% afirmam consultar a reputação em plataformas como Reclame Aqui.

Estudos divulgados pelo Think With Google em 2018 indicam que cerca de 63% das experiências de compra registradas no mercado mundial começaram online. Ou seja, mesmo quando a compra é feita em uma loja física, a jornada de compra começou online.

Uma pesquisa encomendada pelo PayPal em 2019 revelou que aproximadamente 80% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras online.

Alta visibilidade não é suficiente, as marcas precisam de presença emocional.

Ao longo dos anos, a natureza dinâmica do comportamento do consumidor e a evolução da tecnologia abriram portas infinitas para as marcas. Entretanto, a realidade é que muitas empresas ainda não estão fazendo a mudança para aproveitar essa janela de oportunidade. Com isso, muitos ficaram para trás.

Para que as pequenas empresas sejam sustentáveis e cresçam lucrativamente e, ao mesmo tempo, maximizem a satisfação do cliente, é crucial que consigam conectar seus pontos de contato online e offline para uma jornada contínua.

A presença digital oferece à marca uma ótima maneira de se comunicar com os consumidores. Acima de tudo, cria a oportunidade de definir a mensagem sobre quem você é como sua marca se diferencia dos concorrentes.

Mais do que apenas ter um site ou perfil em redes sociais, sua presença digital se expande para todos os pontos de contato que um consumidor possa ter com sua marca online. Embora isso realmente inclua seu site, também pode incluir áreas fora de seu controle, como as conversas sobre sua marca nas redes sociais e análises online.

Para mostrar o seu melhor aos consumidores, considere apoiar todos os aspectos de sua marca no ambiente digital.

Alta visibilidade não é suficiente, as marcas precisam de presença emocional.

Como Criar Presença Digital

É provável que você já tenha desenvolvido uma estratégia de marketing digital focada em seus objetivos atuais. Porém, sempre vale a pena investir algum tempo e atenção extras para rever e avaliar seus esforços.

A melhor coisa sobre o marketing digital é que quase tudo pode ser rastreado.

O que você pode medir, pode gerenciar e ajustar.

Comece pensando:

  • Quem: Defina a personalidade da sua marca.
  • O Que: Qual sua promessa? Que serviço ou produto você oferece?
  • Para Quem: Quem você ajuda?
  • Onde: Quais os canais digitais que você vai usar?
  • Por Que: Qual é a essência da sua marca?
  • Como: Qual processo que você vai empregar para executar as ações e medir o sucesso?

Comece com a visibilidade

Sua visibilidade dependerá de uma presença digital robusta. Visto que seus clientes em potencial encontrarão sua empresa com mais eficiência.

A melhor maneira de causar impacto é ser informativo com conteúdo útil e criativo, ainda mais que também ajudará na melhor classificação nas buscas.

Estabeleça a autoridade

Uma estratégia bem pensada para estabelecer sua autoridade no setor mostrará você e sua empresa como líderes de pensamento. Isto porque conquistar confiança exige consistência e relevância. Ser sincero e agregar valor ao seu conteúdo o levará alguns passos mais perto de conquistar seus potenciais clientes.

Converse com consumidores

Não importa se o seu negócio atende B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Customers), você sempre vende para pessoas. Portanto, estabelecer sua credibilidade e confiança é de extrema importância.

Você pode aproveitar o poder de sua presença digital para mostrar aos clientes em potencial que sua empresa é bem informada, confiável e benéfica para eles. Principalmente porque o endosso de terceiros é muito mais valioso do que você mesmo falar sobre sua competência.

Converse com potenciais clientes

Embora o site da empresa seja o primeiro lugar onde um cliente em potencial buscam informações, a mídia social é o próximo lugar onde eles validam sua percepção.

É onde uma marca pode compartilhar dicas e ter uma conversa com pessoas reais. Compreender o seu público desempenha um papel crucial na identificação das melhores plataformas para interagir com eles.

Otimize para pesquisas

Você já pesquisou um serviço ou produto no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca? Qual foi sua experiência? Você achou a pesquisa útil? Em qual página (SERP) você encontrou o que procurava? Você teve que refinar sua pesquisa com base na resposta que recebeu?

Antes de tudo, pense que a experiência pode ser a mesma com seus clientes. Tente criar conteúdo que possa ser uma resposta a alguém que está procurando seu produto ou serviço específico. Fazer isso da maneira certa será benéfico para seus negócios, pois com o tempo você começará a receber solicitações de orçamento.

Assim, aqui estão alguns fundamentos que precisam ser implementados para ajudar na presença online da sua marca. Considere como um investimento de longo prazo.

Este foi o oitavo mandamento do branding emocional, proposto por Marc Gobé.

http://t.me/brandingdigital

Os 10 mandamentos propostos por Marc Gobé são:

Consumidores ➜ Pessoas: Comportamento do Consumidor é Sobre Pessoas

Honestidade ➜ Confiança: Como as Marcas Podem Gerar Confiança

Produtos/Serviços ➜ Experiência: Experiência do Cliente Significa Encantar Pessoas

Qualidade ➜ Preferência: Branding e Inovação: Problemas São Oportunidades

Notoriedade ➜ Aspiração: Como Humanizar Sua Marca e Criar Conexões

Identidade ➜ Personalidade: Como Definir a Personalidade da Marca

Funcionalidades ➜ Sentimentos: Marketing Sensorial: Ligação Direta com as Emoções

Visibilidade ➜ Presença: Como Criar uma Presença Digital de Sucesso

Comunicação ➜ Conversa: Personalização e Customização: Qual é a Diferença?

Serviço ➜ Relacionamento: Design de Serviços: Criando Experiências Inesquecíveis

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