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Os profissionais de marketing conseguem perceber de maneira muito clara a diferença entre produto e marca porque são os conceitos que usamos como ferramentas para aumentar as vendas e a reputação das organizações. O objetivo deste artigo é esclarecer estes dois termos de maneira simplificada.

Qual a Diferença entre Produto e Marca

Existem várias diferenças fundamentais entre uma marca e um produto (ou serviço). Se você conseguir entender onde se diferenciam e onde se complementam, estará no caminho certo para o sucesso.

O Que é uma Marca?

Uma marca é a imagem que um produto (ou serviço) específico conquista na mente dos clientes. Apesar de haver muitos produtos no mercado, as empresas focam em uma estratégia de longo prazo. Isto com o objetivo de criar uma percepção positiva do produto que implique credibilidade e qualidade que, por sua vez, proporcionará uma sensação de satisfação aos clientes. Portanto, marca é algo que ajuda o consumidor a identificar o produto (serviço) e a empresa.

Empresas criam produtos e consumidores definem marcas.

Um produto é feito por uma empresa e pode ser adquirido por um consumidor em troca de dinheiro. Por outro lado, as marcas são estabelecidas por meio das percepções, expectativas e experiências do consumidor com todos os produtos ou serviços sob um guarda-chuva de marca.

Por exemplo, os produtos da Toyota são os carros. Sua marca guarda-chuva é Toyota e cada produto tem sua própria marca mais específica para distinguir as várias linhas de produtos fabricados.

O Que é um Produto?

Os produtos desempenham uma função. Eles existem para ajudar as pessoas na execução de determinadas tarefas. Portanto, pode-se dizer que os produtos têm justificativa.

Por outro lado, se simplificarmos ainda mais o conceito, então podemos dizer que um produto é algo que está na forma física ou de serviço sendo disponibilizado pelas empresas no mercado para negociação.

São diferenciados em termos de atributos. As empresas usam vários destes aspectos para tornar seus produtos desejados pelos clientes em potencial.

A principal diferença entre produto e marca está nas emoções.

A principal diferença entre produto e marca está nas emoções

Por outro lado, as marcas estão relacionadas às emoções e são bastante diferentes dos produtos porque não atendem apenas às necessidades do cliente. Elas atendem suas aspirações. Uma marca é uma promessa.

As empresas elaboram produtos para que os clientes escolham e comprem. Embora as empresas representem marcas, as percepções e expectativas dos clientes as constroem. Esta é uma das maiores diferenças entre marcas e produtos.

Quais as Diferenças entre Produto e Marca?

De maneira resumida, uma marca desempenha o papel de tornar os produtos identificáveis.

  • Produto é um item ou serviço produzido e oferecido pela empresa para venda no mercado. Uma marca é um conjunto de estratégias desenvolvidas pelas empresas para tornar seus produtos identificáveis ​​entre outros no mercado.
  • Produto deve atender uma necessidade, mas uma marca é algo mais do que isso. Por exemplo, se você precisa de um tênis para fazer caminhadas, ou se você precisa de um tênis Adidas.
  • Copiar um produto (ou serviço) é relativamente fácil, mas é difícil ou impossível de copiar uma marca.
  • Empresas criam produtos. Por outro lado, somos nós, os clientes, que criamos as marcas.
  • Produtos podem ser substituídos porque se tornam obsoletos com o tempo. Em contraste com isso, as marcas são praticamente eternas.
  • Um produto desempenha suas funções gerais, mas uma marca oferece valor aos clientes.
  • Produto pode ser de natureza tangível ou intangível. No entanto, uma marca é sempre intangível e só pode ser experimentada.

À primeira vista, os dois parecem a mesma coisa, mas agora você conhece seus significados reais. Embora o posicionamento de produto seja importante, está sempre vinculado ao posicionamento de marca. Por isso, você também deve saber a diferença entre posicionamento de marca e posicionamento de produto.

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