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A auditoria de SEO é muito útil na identificação de problemas nos sites e quais as áreas de melhoria, mas o colunista do site Search Engine Land, David Freeman acredita que a forma como as empresas têm abordado estas auditorias é ultrapassada.

Auditorias de SEO e de conteúdo têm sido a espinha dorsal do SEO por muitos anos, e enquanto eles desempenham um papel valioso, seu escopo se expandiu à medida que os algoritmos de pesquisa evoluíram. As auditorias agora cobrem muito mais do que fatores puramente técnicos, como indexação, códigos e links quebrados. Para manter a relevância, as auditorias se ampliaram para incluir aspectos como navegação no site, engajamento de conteúdo, análise de lacunas de conteúdo e fatores de conversão.

As auditorias genéricas não vão conduzir a mudança no desempenho que as empresas tanto desejam, mesmo se houver falhas fundamentais corrigidas no site. Sim, essas auditorias técnicas certamente ajudarão – especialmente se, por exemplo, houver problemas de indexação – mas até entendermos o consumidor, sua jornada de compra e as barreiras em cada etapa, não teremos todas as lacunas corrigidas.

Auditorias de sites que se concentram em resolver as barreiras que os consumidores enfrentam ajudarão a determinar onde as maiores oportunidades existem. Podemos então priorizar e moldar nossos esforços para atender às necessidades do consumidor e dedicar maior retorno para nossos clientes.

A adoção de uma estratégia de consumer-first faz exatamente isso, garantindo que as campanhas têm camadas de otimização e consultoria estratégica focada em identificar oportunidades de mudança no jogo dentro da experiência de busca do consumidor e da jornada de conversão.

Auditoria

A auditoria constitui a base para o sucesso, esta atividade é focada em obter os aspectos técnicos e de conteúdo de um site tão bem otimizados quanto possível. O conceito de ganhos marginais atua como o lembrete perfeito de que um site nunca é totalmente otimizado. A auditoria fornece o ambiente onde podemos olhar continuamente para fazer pequenas melhorias incrementais por meio novas auditorias técnicas e otimização de conteúdo orientadas pela percepção. Neste modelo, as auditorias são uma parte essencial das campanhas, ajudando a priorização e procurando ativamente extrair cada grama de desempenho na pesquisa orgânica.

Estratégia

Esta é a etapa que realmente pode mover o ponteiro em termos de desempenho. Ao desenvolver uma compreensão profunda do consumidor e como eles interagem com marcas, a visão de suas necessidades de informações e requisitos em cada fase da jornada de compra podem ser construídos. Só agora podemos realmente entender quais as oportunidades que uma marca tem em seus ativos para capturar, envolver e converter os consumidores. Por exemplo:

  • Falta de conteúdo para o topo do funil, o que impede que os consumidores os descubram.
  • Experiência de usuário no site causando uma queda considerável no caminho de compra.
  • Navegação não reaproveitando conteúdo essencial para os consumidores.
  • As melhores práticas de SEO foram ignoradas.

Tendo utilizado este insight para identificar as oportunidades estratégicas, sabemos onde concentrar nossos esforços. Podemos agora realizar campanhas com o objetivos específicos. Essa abordagem holística garante que a solução não só atua na busca orgânica, mas em todos os canais, e auxilia o consumidor em sua jornada de compra.

Auditorias de SEO e conteúdo associadas permanecem tão importantes como sempre, mas seu papel mudou. São vitais na condução de ganhos de desempenho pequenos e incrementais que, a longo prazo, podem somar ganhos significativos. Além disso, essas auditorias são essenciais para identificar os problemas de indexação mais críticos, bem como capturar pequenas questões, antes de se transformarem em algo muito maior.

O comportamento do consumidor nas buscas é agora o fator mais importante no desempenho, e sua importância só aumentará nos próximos anos. Dado isto, o foco precisa mudar para esta atividade mais ampla, permitindo que as marcas atinjam seu pleno potencial. É dentro desta camada de consultoria estratégica onde os conjuntos de habilidades de auditoria e análise podem ser maximizados pela articulação de sua aplicação para fornecer a resposta a uma pergunta específica, desafio ou problema que tenha sido identificado através da percepção do consumidor.

Via Search Engine Land

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