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Alguma vez você já se sentou antes de desenvolver um novo post, folheto de vendas, ou propaganda e realmente se perguntou “Quem é nosso cliente?”

personas

 

Não apenas quem são, mas quais são os problemas que eles buscam resolver e quais as maneiras da sua organização ajudar.

Não se preocupe se você não se perguntou tudo isso, você não está sozinho. O fato é que quanto mais entendemos sobre nossos clientes, mais valor temos a oferecer.

  • O marketing pode fornecer conteúdo que ajude a resolver os problemas que nossos clientes enfrentam todos os dias com base nos diferentes pontos de interação que eles têm com a nossa empresa.
  • A equipe de vendas pode ajudar a criar recursos com base no que têm percebido no contato com prospects e clientes, ou seja, uma solução para problemas específicos, em vez de fornecer a mesma informação estática sobre o que fazemos.
  • Entender quem está interagindo com os produtos ou serviços é a chave para projetar experiências incríveis e fazer os clientes mais felizes.
  • Os executivos podem garantir que tudo está alinhado às metas e objetivos de negócio.

Todos têm um papel importante nesse ciclo. Os profissionais de marketing têm a responsabilidade de ouvir o feedback de todos os outros departamentos para garantir que as personas foram corretamente identificadas. Uma vez que elas foram desenvolvidos, será papel do marketing compartilhar a informação com os outros e garantir que todos entendam o que elas são.

A primeira tarefa e identificar pelo menos três personas, identificar pelo menos quatro declarações que ajudam a definir quem são. Então assinalar quatro objetivos que eles querem atingir com base nessas declarações e também quatro problemas que eles enfrentam. Dê a cada um deles um nome, localização, faixa etária, ou quaisquer outras características para possam se enquadrar em um grupo.

A segunda tarefa é rever as próximas ações observando estas personas. Aqui estão algumas perguntas que você pode perguntar a si mesmo:

  • Faz sentido continuar a produzir o mesmo conteúdo tendo essas personas em mente?
  • Este conteúdo vai ser valioso para qualquer uma das personas?
  • Em que fase da interação com a sua empresa está voltado este conteúdo?

Cada organização é diferente, mas os passos a seguir e as perguntas a fazer são mais ou menos as mesmas.

  • Será que este conteúdo vai incentivar essa persona a compartilhar com outras pessoas que atendem aos critérios de nossas personas?

Esta é a forma de começar a pensar como sua organização pode produzir conteúdo mais eficiente e eficaz e entregar valor aos seus clientes.

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1 Comment

  1. Marcos Siqueira Moura Reply

    Mas eu gosto de dizer que antes de conhecer os nossos clientes, deveríamos conhecer a nós mesmos. Cabe todas as perguntas do artigo para si mesmo e após se colocar no lugar de cada cliente (a isso chama-se também de análise de cenário) se faça a pergunta. Você contrataria os serviços de vc mesmo, ou a vc mesmo ou ainda os seus produtos? Se a resposta de 1 a 10 para cada pergunta for no mínimo 9, aí vc começa a estudar os teus clientes que vc terá a certeza de entendê-los. E melhor ainda, terá sempre sucesso e boa estime deles.

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