Você já pensou em usar quiz no seu Marketing? Se não, esse artigo vai te ajudar. O uso de quiz no Marketing tem alto potencial de engajamento e é possível criar esse tipo de teste em vários formatos. Veja os tipos de quiz que você pode começar a aplicar no Marketing da sua empresa para criar novas formas de interação com seus seguidores e clientes.
Mesmo sendo uma ferramenta divertida, o quiz pode ser usado como forma de engajar a audiência, aumentar o índice de compartilhamentos, criar uma lista de contatos e até mesmo gerar leads.
O Uso de Quiz no Marketing
Como profissionais de Marketing, buscamos maneiras criativas de levar nosso conteúdo às várias plataformas para interação com nossa audiência.
O problema que muitos enfrentam é descobrir qual forma de conteúdo vale a pena investir nosso tempo e dinheiro, por isso, analisamos o que teve mais sucesso com outras marcas.
Usar o quiz como parte de sua estratégia de Marketing é um dos tipos mais subestimados de conteúdo que todo profissional de marketing deveria estar tentando.
O quiz é um tipo de conteúdo interativo que pode ser incluído na sua estratégia de conteúdo. Por isso, vou mostrar nesse artigo vários tipos de quiz para que você tenha ideias de como aplicar.
Os dois tipos mais conhecidos de quiz são:
- Conhecimento
- Personalidade
Nós gostamos de ouvir coisas boas sobre nós mesmos. Exatamente por isso que o quiz de personalidade funciona tão bem. Esse tipo de questionário categoriza as pessoas em personalidades com base em suas respostas.
O quiz de conhecimento é outro tipo que você pode encontrar nas redes sociais. Simplesmente desafia o conhecimento de alguém sobre um determinado assunto.
Quiz de Conhecimento
Como funciona: Uma série de perguntas de múltipla escolha com 1 resposta correta e respostas alternativas (erradas). Os resultados incluem uma pontuação com comentários ou conselhos.
Quiz de Personalidade
Como funciona: Uma série de perguntas de múltipla escolha, em que cada opção de resposta aponta para um tipo de personalidade específico. Na conclusão, o participante descobre a personalidade que foi escolhida na maioria das vezes.
Quiz Educacional
Como funciona: É como o teste de conhecimento clássico, mas fornece o feedback do usuário após cada pergunta.
Quiz “O Que Acontece Depois”
Como funciona: Uma experiência divertida em que o vídeo é interrompido e pede ao usuário para adivinhar o que acontece a seguir.
Quiz de Competição
Como funciona: Outra ótima maneira de os profissionais de Marketing aumentarem a taxa de participação dos boletins informativos é oferecendo prêmios ou brindes a quem fizer o teste.
Quiz de Compras
Como funciona: O usuário responde a uma série de perguntas de múltipla escolha, em que cada opção de resposta aponta para um tipo de personalidade específico. Na conclusão, o usuário é apresentado com produtos ou soluções que correspondem ao seu tipo de personalidade.
Dicas para Criar seu Quiz
Agora que você tem uma ideia geral do tipo de quiz que pode criar para seu Marketing, é hora de dar vida a essa ideia. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao formular suas perguntas.
Coloque sua personalidade no seu quiz
Aproxime-se do seu público como se você estivesse falando com eles pessoalmente. Faça com que seu público se sinta à vontade para que seja mais provável que eles participem.
Inclua imagens e ilustrações
Não há nada de errado em ter quiz somente com texto, mas não tenha medo de usar imagens também. As imagens e as ilustrações tornam as coisas mais interessantes, divertidas e relevantes, também faz o seu teste se sentir mais como um jogo.
Menos é mais
Queremos prender a atenção das pessoas. Por isso devemos focar em coisas simples e agradáveis. Dependendo da plataforma que for criar o quiz, poderá usar de 3 a 10 perguntas no seu teste, em geral, isso levará o seu público a no máximo 2 ou 3 minutos para terminar.
Ferramentas para Criar seu Quiz
Escreva nos comentários, você já aplicou essa ideia no seu Marketing? Com todos esses exemplos, você deve ser capaz de começar a criar seu próprio quiz.