Rebranding é a reformulação de uma marca. Precisa de intenso planejamento e reflexão. É muito mais que fazer algumas alterações na identidade visual já existente. Em síntese, é uma reestruturação e desenvolvimento de novas estratégias que visam enriquecer seus negócios e aumentar o vínculo entre a marca e seus clientes.
Toda empresa que deseja sucesso precisa ter uma marca forte. Isso não significa apenas um logo, seu nome de marca ou simplesmente uma estratégia de marketing. São todas essas coisas e muito mais. Enfim, é a história que você conta aos clientes atuais e potenciais.
O que você faz, então, quando sua marca não é forte o suficiente ou está desatualizada e sem vida? A mudança raramente é fácil, porém necessária.
Para começo de conversa, rebranding é tão importante quanto branding. Ninguém pode acompanhar o mercado moderno com a mesma imagem por toda a vida. Portanto, é um aspecto crucial do marketing reconhecer oportunidades para se reposicionar em seu setor.
O Que é Rebranding?
Antes de mergulhar mais no assunto, precisamos estabelecer o que realmente é rebranding.
Rebranding é o ato de mudar a maneira como uma organização, empresa ou produto aparece ao público. Ou seja, reposicionar uma marca no mercado.
Na prática, o rebranding pode ser tão simples quanto atualizar o logo de uma empresa ou um ajuste na estratégia de marketing de uma empresa, ou tão abrangente quanto uma revisão completa da missão, valores e identidade.
O conceito de rebranding é, na verdade, fornecer um novo significado à estrutura geral da empresa, com a intenção de apresentá-lo como algo novo ou renovado.
Um processo de rebranding adequado influencia a percepção do cliente sobre o serviço ou produto de uma empresa. Na maioria dos casos, as empresas realizam esforços de mudança de marca para modernizar a marca e fornecer uma conotação mais relevante de acordo com as necessidades de seus clientes.
Rebranding Proativo
Esse tipo é aplicado quando uma empresa identifica o escopo do crescimento. Quando quer inovar ou entrar em novos negócios para se reconectar com seus clientes existentes e atrair novos.
A nova identidade deve refletir o compromisso renovado da empresa em desenvolver valor e manter os padrões globais. O rebranding proativo é um esforço planejado e calculado, impulsionado pela estratégia. Quando a empresa percebe uma oportunidade.
Rebranding Reativo
Esse tipo ocorre quando uma empresa enfrenta uma situação em que a marca existente foi descontinuada devido a fusões e aquisições, questões legais, ou até mesmo alguma rejeição por conta de crises ou erros. Também quando a marca percebe a necessidade de criar um nicho próprio em meio a uma concorrência acirrada e obter uma nova personalidade.
Outras vezes é quando a empresa percebe uma ameaça. Ou simplesmente é uma reação a um evento tão significativo que a marca existente deve ser alterada.
Razões para Rebranding
Como vimos, rebranding é levar a marca para uma nova direção. Trata-se de ir ao âmago do que ela representa, consolidar seus objetivos e visão e depois modificar sua identidade para refletir essas mudanças.
O principal objetivo do rebranding pode variar de uma organização para outra. O processo toma forma, dependendo do objetivo de uma empresa e do que uma organização espera alcançar no futuro.
Você pode decidir por fazer rebranding se:
- Houve alguma mudança na sua missão ou visão
- Aconteceu alguma crise de imagem e precisa melhorar sua reputação
- Você deseja ou precisa apelar para um novo segmento de clientes
- A marca mudou de dono e é hora de seguir uma nova direção
- Você se fundiu com outra empresa
Rebranding no seu sentido total é diferente de fazer uma atualização ou processo de mudança nos elementos visuais, como o site da empresa, logo ou qualquer elemento da marca.
Se você decidiu que sua empresa precisa de uma nova marca e está fazendo isso pelas razões certas, agora precisa fazer escolhas em alguns fatores adicionais.
- Você precisa de um novo nome ou apenas um novo logo?
- Você precisa de uma nova identidade visual ou um novo logo pode viver dentro da sua identidade, cores e fontes existentes?
- Quanto da sua marca existente funciona? Existem elementos absolutamente necessários que devem ser mantidos?
- Você está aberto a começar completamente do zero?
Depois de responder essas perguntas, você pode avaliar melhor o tipo de rebranding que melhor se adequa às suas metas.
Estratégias de Rebranding
Uma atualização no logo pode ser feita quando houver uma ligeira mudança em suas metas e objetivos, ou apenas para acompanhar tendências do mercado.
Você pode estar pronto para começar do zero com um novo nome, logo e tom de voz. Esse tipo de rebrand é normalmente usado quando uma empresa deseja se reinventar completamente e não tem conexão com seu nome anterior. Do mesmo modo, pode ser útil abandonar um nome que não se encaixa mais na empresa ou que não se destaca mais no cenário competitivo.
Envolve uma nova abordagem e uma direção estratégica para toda a sua marca. Às vezes, uma nova marca completa ocorre quando há uma mudança na posição de liderança da empresa.
Em outros casos, pode haver uma alteração em seus produtos ou serviços ou uma expansão da sua empresa em outro setor do mercado.
Na maioria das vezes, é necessária uma nova marca completa quando sua marca atual não consegue se conectar ao seu público. Isso impede que sua empresa alcance seu potencial máximo. Uma nova marca ajuda sua empresa a restabelecer sua imagem de marca no mercado, recriando essa conexão com seu público.
Pode ser feita também uma atualização. É uma maneira menos intensiva de mudar a marca e pode ser mais gradual e não tudo ao mesmo tempo. Envolve a atualização de aspectos da marca e identidade visual, como cores, fontes ou mesmo aspectos de um logo. Funciona bem quando a marca ainda se encaixa na empresa, mas parece um pouco desatualizada.
Conclusão
Se sua marca simplesmente precisa de um rejuvenescimento ou de uma identidade de marca completamente nova para refletir sua evolução, a mudança de marca é fundamental para moldar a percepção correta.
Dessa forma, há valor no processo e no resultado final. Tome o rebranding como uma grande oportunidade para fortalecer e reafirmar a identidade e os valores da sua empresa. Igualmente com sua base de colaboradores e com seus clientes.
Nos últimos anos, vimos muitas atualizações de marcas de empresas grandes e pequenas. De fato, as tendências recentes pressionaram as marcas a remover sombras, gradientes e detalhes desnecessários do logo. Mantendo apenas texto ou apenas um símbolo.