Estratégia de Marketing de Conteúdo

O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair, envolver, converter e encantar. Mas isso simplesmente não acontece sem uma estratégia. Cada empresa é diferente, e não existe uma fórmula única para que o Marketing de Conteúdo seja eficaz.

Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo focada – voltada para as necessidades da empresa, ambiente de negócios e objetivos – é o caminho para estabelecer a credibilidade, atraindo clientes e impulsionando as vendas.

O primeiro passo é auditar o conteúdo atual, analisar o status do SEO e certificar-se de coletar dados relacionados ao site, bem como a qualidade de sua performance. O segundo passo, é desenvolver a Estratégia de Marketing de Conteúdo.

Quais os tipos de conteúdo que funcionarão melhor para atingir seus objetivos? Pense nisso. Sem um bom conteúdo, todas as outras táticas de Marketing Digital irão falhar. O site, a presença social, o e-mail marketing, a otimização para mecanismos de busca (SEO), tudo isso depende de um bom conteúdo.

Muitas empresas produzem toneladas de conteúdo, mas para que finalidade? A estratégia de conteúdo deve estar alinhada com os  objetivos de negócio. Além disso, não pode ser construída dentro de silos de marketing sem qualquer colaboração.

O foco deste serviço é auxiliar os clientes a pensar mais estrategicamente sobre o conteúdo e aprender a gerenciá-lo corretamente. É preciso definir uma equipe de conteúdo com responsabilidades claras, com um calendário editorial, metas e métricas. Ou seja um plano integrado de implantação.

O conteúdo só deve ser criado para um objetivo: impulsionar o crescimento da receita.

Ou seja, o conteúdo precisa atender a todas as fases do funil de vendas, conduzindo para o efetivo fechamento da venda, alcançando o propósito de aumentar vendas e os objetivos organizacionais principais. Não obstante, algumas empresas não produzem conteúdo utilizando uma estratégia de conteúdo que foi pensada para impulsionar o crescimento da receita. Se o conteúdo não for para impulsionar o crescimento da receita deverá ser reavaliado.

O planejamento do conteúdo deve acompanhar a Visão, Missão e Objetivos da empresa.

Muitas empresas possuem um acervo relacionado a conteúdo de grande valor, porém ocultas na organização, e que pode ser reciclado, revigorado e reposicionado.

Não basta abraçar táticas de Marketing de Conteúdo. Ter um blog apenas, não é uma estratégia. Promover a sua marca nas mídias sociais, não é uma estratégia. São táticas. Antes, é preciso construir uma base sólida, uma Estratégia de Marketing de Conteúdo inteligente.

Tudo começa com a estratégia.


Dica de Leitura
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