Estratégia de Marketing de Mídias Sociais

As Mídias Sociais mudaram tudo, mas muitas organizações não estão aproveitando corretamente. Não possuem uma Estratégia de Marketing de Mídias Sociais, com planos táticos e estrutura correta.

A Auditoria Social avalia os perfis e as atividades de mídia social existentes para identificar:

  • Se estão apoiando os objetivos de negócios
  • Como estão com relação às melhores práticas
  • Como se posicionam com relação à concorrência

A Auditoria Social fornece uma análise das lacunas, GAPs e recomendações para que seja possível criar um roteiro social estratégico e que atenda aos objetivos da empresa, gerando valor aos negócios.

Aplicando a Auditoria Social e com a compreensão dos objetivos de negócios, é desenvolvida a Estratégia Social detalhada que irá definir os principais objetivos do seu Plano Tático de mídia social.

As atividades nas mídias sociais são um meio para um fim estratégico, não é correto acreditar que a utilização das redes sociais são um fim em si mesmo ou que podem ser desenvolvidas sem nenhuma comunicação com demais atividades da empresa. Pelo contrário, é necessário um total alinhamento interno.

O Plano Tático irá delinear as atividades sociais em apoio à Estratégia Social. Este plano define o que será feito, quando será feito e como o sucesso será medido. O Plano Tático deve ser específico o suficiente para fornecer clareza na execução, porém flexível o bastante para garantir que as táticas vencedoras sejam aceleradas e as táticas perdedoras sejam abandonadas.

Pessoas, processos e ferramentas são importantes para que qualquer estratégia social seja bem executada. Conforme as três etapas vão sendo desenvolvidas – Auditoria Social, Estratégia Social e Plano Tático – é feito o levantamento dos recursos internos que podem ser organizados e mobilizados, bem como o treinamento necessário, possíveis parceiros e profissionais gabaritados são indicados para que sejam avaliados pela empresa, caso necessário, para que o sucesso seja atingido .

A entrega final é o Relatório Estrutural, com análises e recomendações, indicações de ferramentas e profissionais necessários para a implementação da Estratégia Social.


Dica de Leitura
Marketing na Era das Mídias Sociais