Quando você ganha um prêmio ou recebe elogios por um trabalho bem feito, como costuma reagir? Agradece e reconhece que, de fato, possui as habilidades e o conhecimento necessários para receber esses elogios ou se questiona se merece? Se você fica na dúvida, não está sozinho. Porque esse sentimento é algo chamado síndrome do impostor e afeta a maioria da população. A síndrome do impostor no branding prejudica principalmente nossa capacidade de investir na marca pessoal.
Muitos profissionais são inteligentes, talentosos e bem-sucedidos, mas estão inseguros em admitir isso para si mesmos. Porque sentem como se estivessem fingindo o sucesso e pensam que os outros logo perceberão sua incompetência. Eles sentem que não são bons o suficiente, apesar de todas as evidências em contrário. Então, deixam esses sentimentos paralisar suas oportunidades.
Esse sentimento negativo é o que nos impede de compartilhar nosso conhecimento e experiência. Porque nos reprime na hora de criar algo e prejudica as vendas pois perdemos a crença em nossa capacidade de atender e apoiar o cliente.
Então, como é a síndrome do impostor no branding, principalmente ao desenvolver sua marca pessoal? Veja como esses sentimentos podem se manifestar e descubra como voltar a acreditar que você tem uma mensagem de valor para compartilhar.
O Que é a Síndrome do Impostor?
A síndrome do impostor se refere a pensamentos de que você não é tão competente quanto os outros acham que é. Não é um traço de personalidade, mas uma reação comportamental a certas situações. Quando as pessoas se sentem impostoras ou como fraudes, apesar das evidências externas de sua competência e sucesso, elas são incapazes de confiar em suas realizações.
Sentir-se uma fraude pode levar a alguns comportamentos destrutivos. Além de limitar muitas oportunidades, como deixar passar uma promoção porque você sente que não é digno. Enquanto isso, muitos outros colegas menos qualificados simplesmente confiam e acreditam até conseguirem.
Dedicar o tempo necessário para confirmar suas capacidades e habilidades é certamente uma maneira saudável de garantir que você esteja se mantendo fiel aos seus objetivos e valores, e ter algumas reservas sobre suas capacidades pode ajudá-lo a se esforçar para melhorar. Porém, permitir sentimentos de ser um impostor e não acreditar em suas realizações não vai ajudar em nada sua marca pessoal.
O Que é Marca Pessoal?
Uma marca pessoal é uma forma de autopromoção, de cultivar uma identidade sobre si mesmo que seja facilmente acessível a colegas, amigos, clientes, empregadores atuais e potenciais e até parceiros. Ajuda você a se tornar a melhor versão possível de si mesmo. Então, como você pode cultivar sua marca pessoal e superar a síndrome do impostor no branding ao mesmo tempo?
Reformulando seu Mindset
Para a maioria das pessoas que trabalham sua marca pessoal, essa insegurança se torna o maior obstáculo para o sucesso. Então, a melhor maneira de superar a síndrome do impostor no branding e ter confiança na marca pessoal é reformulando seu mindset.
Se você pensa que não é digno de ter uma marca pessoal…
Seja realista. Todo mundo é digno de uma marca pessoal. Não apenas celebridades e empresários. Todos nós merecemos e conquistamos o direito a uma marca pessoal. Se você é um consultor ou empreendedor, você também é digno de expressar sua marca. Aliás, essa é a área de maior oportunidade para você como empreendedor, se diferenciar da concorrência!
Se você pensa que ninguém se importa com a sua história…
Com certeza você já ouviu muitas histórias de profissionais que superaram obstáculos gigantescos, e agora você se compara com eles. Muitas histórias de superação ou até mesmo de conquistas incríveis. Meninos de comunidade que se tornaram bilionários. A verdade é que todos nós temos experiências de vida e histórias em que aprendemos e superamos obstáculos.
Sua história não precisa ser um filme de Hollywood para encorajar e inspirar os outros, na verdade, pode ressoar até melhor com a maioria das pessoas comuns. Você pode compartilhar sua experiência sobre como superou as distrações diárias no caminho para terminar um grande projeto.
Se você não se acha interessante porque alguém já está fazendo o mesmo…
Bem, agora eu preciso concordar com você. Alguém já está fazendo ou já fez o mesmo que você. Mas isso não é motivo para você parar. Não existem mensagens únicas, apenas mensageiros únicos. A mesma mensagem pode ser entregue por 5 pessoas diferentes, e o destinatário ouvirá 5 coisas diferentes. Cada pessoa tem sua maneira única de apresentar a mesma mensagem.
Mesmo que você ofereça o mesmo serviço que outras 100 pessoas, eu tenho certeza que existe algo único em você. E principalmente, muitas pessoas estão procurando exatamente por essa coisa que te faz diferente e especial.
Se você acha que alguém já é melhor que você…
Entenda, melhor é algo totalmente subjetivo. A sua maneira pode ser melhor para muitos. Pode ser que você sinta isso por não se sentir preparado ou pronto. Mas lembre-se: Você não precisa ver a imagem completa para criar uma marca pessoal, você precisa apenas de 10% de vantagem para se dar permissão, compartilhar sua experiência e conhecimento com o mundo. E uma vez que você comece a entender as características da sua personalidade, você vai identificar muito rapidamente em quais áreas de sua vida você é especial.
Se você se sente uma fraude…
Muitas vezes vamos sentir isso, e está tudo bem. Quando oferecemos conselhos aos outros muitas vezes achamos que somos uma fraude ou que estamos falando obviedades. Especialmente quando nossos conselhos são sobre uma jornada em que estávamos e agora estamos ajudando outros a seguir nossos passos, apenas com mais clareza.
Quando estamos passando pela dificuldade a visão é completamente diferente. Agora que você olha para trás, tudo parece muito simples. Porém, no momento em que você experimenta a adversidade, ela parece insuperável. Esta é a experiência de vida que você pode compartilhar, ajudando outras pessoas.
Se você se sente que seu sucesso é por pura sorte…
Sim, pode acontecer de você estar no lugar certo na hora certa. A sorte existe, mas lembre-se que a sorte pode ajudar você a chegar lá, mas ela não consegue te manter no topo. Quando começamos a ver o sucesso, muitas vezes pensamos que foi por sorte ou acaso, e negamos todo o grande trabalho que fizemos para alcançar essa conquista. Não foi sorte, foi muito trabalho duro.
Como Cultivar sua Marca Pessoal e Superar a Síndrome do Impostor
Superar a síndrome do impostor é um processo para toda a vida, minha esperança é que você também crie mecanismos em sua caixa de ferramentas para identificar quando ela chega e saiba que você tem uma vantagem única para oferecer ao mundo.
Você não é seus sentimentos
Não permita que seus sentimentos determinem a sua realidade. Apenas os observe, mas não deixe que eles tomem o controle da sua vida. Eles não devem ser a verdadeira fonte de informação para você. Seus sentimentos estão lhe dizendo algo sobre como você está neste momento específico, nada mais do que isso. Encare suas fraquezas como oportunidade de crescimento (ou como oportunidade de terceirizar). A consciência é o primeiro passo para mudar. O fato de se sentir inútil agora não significa que realmente é.
A humildade é sua aliada
Eu costumava sentir vergonha de não saber fazer algo. Muitas vezes quando não tinha a resposta me sentia mal e fazia de tudo para ser capaz de resolver todos os problemas sozinha. Pode ser assustador admitir que não sabemos ou não temos a capacidade de resolver um problema. Quando temos a coragem de liderar com humildade e transparência, não há nada a esconder. Errar com humildade cria espaço para conexão. Isso te aproxima de outras pessoas, e principalmente, abre espaço para novas trocas e parcerias.
Peça ajuda
A melhor maneira de acelerar seu crescimento é trabalhar com alguém. Você não precisa fazer tudo sozinho. Todos precisam de um parceiro ou mentor. Alguém para ajudar quando essa síndrome do impostor estiver em alta.
Lembre-se, a síndrome do impostor não precisa governar sua vida e seus negócios. É só um sentimento. E os sentimentos podem passar pela sua mente e pelo seu corpo apenas quando você permitir.
Então, continue persistindo com confiança e humildade. Porque eu acredito em você!