Social Media e Storytelling é algo que pode ser usado por marcas para se envolver com a audiência e construir relacionamentos. Há um outro benefício de seguir uma abordagem narrativa da marca, que pode aumentar o compartilhamento de seu conteúdo. De fato, o potencial para construir relacionamentos, juntamente com o “efeito viral” é o que faz das histórias poderosas ferramentas de mídia social para as marcas.
É importante entender porque as pessoas compartilham conteúdo.
O NYTimes Insights Group publicou um estudo que analisou os principais fatores que influenciam as pessoas a compartilhar conteúdo. Sem surpresa, eles descobriram que a partilha é sempre sobre relacionamentos. Apresentaram essas motivações fundamentais para que as pessoas compartilhem:
- Para levar um conteúdo valioso e divertido para os outros
- Para se definir para os outros
- Para ampliar e nutrir relacionamentos
- Para divulgar as causas e as marcas que lhe interessam
Quando você está criando conteúdo é importante estar consciente da motivação do seu público. Ao planejar cada parte do conteúdo a equipe deve responder a estas perguntas:
- Como isso agrega valor ao nosso público?
- Como isso vai ajudar ou entretê-los?
- Por que eles vão compartilhar?
A psicologia do compartilhamento
Algumas das outras razões que as pessoas compartilham estão em um nível psicológico mais profundo. A revista Psychological Science publicou um estudo sobre a psicologia do compartilhamento em 2011. A pesquisa descobriu que evocar certas emoções pode aumentar a chance de uma mensagem ser compartilhada. Aqui está uma citação:
“A partilha de histórias ou informações pode ser impulsionada em parte pela excitação. Quando as pessoas estão fisiologicamente excitadas, quer devido a estímulos emocionais ou de outra forma, o sistema nervoso autônomo é ativado, o que então aumenta a transmissão social.”
Em outro estudo, os pesquisadores foram mais longe e observaram os tipos de emoções evocadas pelo conteúdo. As principais foram: admiração, divertido, comovente, inspirador, chocante, bonito, sexo, medo, raiva, e controversa.
Claro, contar histórias é uma forma eficaz de transmitir este conteúdo emotivo.
Quando você pensar nos tipos de emoções listadas, você vai notar que há dois lados do espectro: mensagens positivas e negativas. Ambos trabalham no sentido de conseguir que seu conteúdo seja compartilhado. Se você deseja criar uma marca forte de longa data, você deve estar contando uma história positiva. Concentre-se em histórias que colocam seu cliente no papel do herói.
Então, o que isso tudo significa? Isso significa que há uma ciência para a criação de conteúdo compartilhável. Não é uma ciência exata, mas seguindo orientações específicas sobre as necessidades, desejos e psicologia do seu público, você pode aumentar drasticamente suas chances de conseguir que o seu conteúdo seja compartilhado.
Aqui está o que você deve manter em mente:
6 dicas para criação de conteúdo
- Apele à principal motivação do seu público – para conectar uns com os outros
(que não é apenas com a sua marca) - Conte uma história
- Certifique-se de ter estabelecido a credibilidade
- Mantenha a mensagem simples
- Apele às emoções positivas, como inspiração, iluminação ou diversão
- Incorpore um senso de urgência
Se você não tem tempo ou paciência para fazer tudo isso, você pode sempre usar o Buyral.
Via HootSuite Blog