Storyselling é uma ferramenta muito poderosa que combina a arte de contar histórias com o processo de venda. Quando feito corretamente, ajuda a aumentar a percepção da marca e as conversões.
As histórias despertam as emoções das pessoas. Por outro lado, apenas fatos e números não têm o mesmo efeito. Aprenda a se conectar com seus clientes e faça com que eles vejam seu produto ou serviço de maneira diferente e se apaixonem por ele.
Independente da sua área de atuação ou modelo de negócios, você vende produto, serviço ou ideia. Comunicar o diferencial e os benefícios da marca pode ser bem complicado, no entanto, as histórias criam essa conexão humana.
Qual o Segredo do Storyselling?
Vender por meio de histórias é contar uma história com o objetivo de atrair seu público, para que eles se lembrem, se conectem e percebam os benefícios de adquirir seu produto ou serviço.
Como resultado, isso significa criar um relacionamento por meio das narrativas que despertam o interesse real da audiência e, no final, faz com que se apaixonem pelo que você tem a oferecer.
Benefícios do Storyselling
- Torna a marca memorável
- Explica o diferencial
- Humaniza a marca
- Apresenta a vantagem competitiva
- Cria uma audiência responsiva
- Posiciona você como um visionário
Storytelling e Storyselling
Os seres humanos têm contado histórias há milhares de anos. Aprendemos muito com elas. Em outros artigos aqui no blog eu já abordei o tema storytelling. Em resumo, com as histórias, nosso cérebro se conecta com experiências e emoções. Por isso são mais atraentes e fáceis de lembrar.
Quando contamos histórias sobre as nossas marcas, respondemos a essa necessidade dos consumidores e os ajudamos a satisfazer o desejo do cérebro por histórias emocionantes e interessantes.
Como a história ajuda a atender o valor da marca e sua relação com a necessidade do consumidor, consequentemente então, o público se torna mais engajado.
Transformando Storytelling em Storyselling
No storyselling temos os elementos de uma boa história, mas com uma conclusão significativa para a marca. Ou seja, uma chamada à ação para comprar ou agir.
Significa criar histórias em torno de marcas e usar a combinação de emoção e lógica para criar confiança e obter respostas.
Quando você convida as pessoas para estarem com você por meio do seu conteúdo, elas não querem a sensação de que são apenas mais um lead.
O storyselling dá razões para agir. Porque explica exatamente como o produto ou serviço pode ajudar. Se conecta com a emoção e justifica com a lógica. Portanto, é a lógica que leva o aspecto emocional do storytelling para o storyselling.
Como você pode criar uma história cativante para fazer seu público se apaixonar?
Você não precisa de habilidades ou conhecimentos especiais para ser um bom contador de histórias. Claro que existem treinamentos e especialistas no assunto. Primeiramente, você só precisa entender como as histórias funcionam e o que elas devem ter para criar um efeito positivo sua audiência. Os quatro ingredientes básicos para criar uma boa história são:
Personagens
O consumidor deve sempre ser o herói ou protagonista da sua história. Ele precisa se identificar com o curso dos eventos, isso facilitará a conexão com a marca.
Quem deve ser o vilão? Nesse caso, o grande vilão na nossa história é o problema que está angustiando o consumidor. Sempre será um problema e não uma pessoa.
Contexto
Cada cliente é diferente e possui um conjunto concreto de circunstâncias que influenciam sua tomada de decisão. Devemos fazer o esforço de entender o contexto deles e incorporá-lo à nossa narrativa corretamente.
Ponto Central
É a parte da história em que há um conflito que precisa de uma solução. Em nossa narrativa, precisamos referenciar o ponto problemático ou a necessidade que o consumidor pode ter e o que nosso produto ou serviço satisfaz perfeitamente. Para ter sucesso no mundo das vendas, nossos objetivos devem ser claros.
Final
Depois de criar a conexão com o consumidor e indicar como nossa solução é competente em resolver o problema, demonstramos o valor do produto ou serviço que queremos vender.
Então, com esses quatro componentes, você desenvolverá histórias sobre seu produto, serviços ou até mesmo sobre você, para se conectar com os clientes e estabelecer relacionamentos confiáveis.
No próximo artigo, eu vou continuar esse tema. Inscreva-se para receber os artigos direto no seu email ou acompanhe pelo Telegram.
Ouça o Podcast
Você pode ouvir o artigo no Podcast Branding Digital & Conteúdo.
Assine: Breaker | Google Podcasts | Pocket Casts | RSS | Spotify