Compartilhe:

Você já sentiu dificuldade em focar em apenas uma ideia de negócio? Para alguns empreendedores, a ideia surge naturalmente. Pode ser um hobby que se transforma em negócio ou o insight ao se deparar com um problema sem solução. Porém, a ideia não é sempre assim tão clara. Então, por onde começar?

Você pode já ter ouvido: “comece identificando um problema e, em seguida, desenvolva a solução.” Ou talvez “avalie suas competências e habilidades”, “faça uma pesquisa de mercado”. São todas indicações válidas, mas o elemento mais importante de todos, acaba sendo deixado de lado. Esse elemento é o propósito.

O propósito fica meio escondido, esquecido. Porque dá trabalho pensar sobre esse grande sentido que nos move. Além de dar trabalho, muitas vezes é até doloroso. Fica aquela sensação de que a vida só vai começar quando você encontrar esse tal propósito e até lá, nada faz sentido.

Antes de começar a falar sobre negócios, vamos pensar na vida de maneira geral.

Em Busca de Sentido

O psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Frankl compartilha suas memórias no livro Em Busca de Sentido. É o relato de sua experiência pessoal no campo de concentração em Auschwitz. No entanto, é muito mais do que uma história de sobrevivência. O livro é sobre resiliência e empatia. Ele medita sobre a busca de um significado maior, o poder transcendental do amor e como encontrar nossa coragem interior. Nas piores circunstâncias imagináveis, Frankl sempre acreditava que a liberdade mais crítica do ser humano é a capacidade de escolher sua atitude.

A liberdade, neste contexto, é definida como um recurso para moldar a própria vida dentro de limites específicos. Em essência, somos livres para escolher nossas respostas, independentemente das circunstâncias.

Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.

Viktor Frankl

Como humanos, nosso principal instinto é buscar significado ou propósito em nossas vidas. Somos capazes de abdicar do prazer ou suportar a dor, tudo por uma causa significativa. Nós temos total liberdade e responsabilidade para mostrar nosso melhor eu, percebendo o significado emergente em cada situação.

Viktor Frankl sugere que podemos começar de forma simples como tentar encontrar o valor em cada situação, isso é o que ele chama de significado do momento. Esta visão é importante para aquelas pessoas que se sentem intimidadas com a busca por um propósito ou a busca por um sentido ou significado maior. Ou seja, cada pequeno momento pode nos iluminar com o sentido de valor. Seja um valor criativo, experiencial ou comportamental.

Clareza

Quando você tem clareza quanto ao propósito de seu negócio e o que você acredita (e o que não aceita), é mais fácil tomar decisões e avaliar oportunidades. Ou seja, pode impactar desde os funcionários que você traz para sua equipe, aos parceiros com os quais colabora e aos clientes que quer atrair.

Focar seus esforços nas atividades certas se traduz em racionalização de custos e produz melhores resultados e mais alinhados aos rumos da empresa. Obviamente, você nem sempre acertará, mas terá um foco para a sua tomada de decisão. Então, trata-se de tentativa e erro para realmente ser inovador.

Ter esse GPS para guiá-lo em direção às oportunidades adequadas que você deseja explorar significa a liberdade para experimentar e, ao fazê-lo, abandonar ideias erradas rapidamente.

De alguma maneira misteriosa, os clientes sabem quem você é. Mesmo que você ainda não esteja muito certo de sua personalidade como uma marca. Quando você se depara com dificuldade para negociar, fechar projetos ou constantes pedidos de desconto, é porque o cliente identificou essa insegurança em você. Quando você não está seguro do valor da sua ideia de negócio, sua única chance de sobreviver é conceder descontos e aceitar as regras que lhe forem impostas.

Senso de Propósito

O propósito vem antes do problema. Nessa formulação alternativa, um senso de propósito (individual e corporativo) vem em primeiro lugar e ajuda a orientar todo o processo. Esqueça a ideia de escrever correndo a sua missão, visão e valores. Em vez disso, tente se fazer as seguintes perguntas antes mesmo de começar:

  • Qual é o meu propósito pessoal?
  • Que tipo de mundo eu gostaria que meu negócio ajudasse a edificar?
  • Quais objetivos finais impulsionam minha ambição?

No entanto, não paramos por aí. Depois de ter algumas ideias iniciais, veja se consegue ir mais fundo ainda. Você já conhece a ferramenta “Cinco Porquês”?

Cinco Porquês

Você pode ter ouvido falar do método dos Cinco Porquês, originalmente usado em um contexto corporativo para chegar ao cerne de uma questão.

Pergunte a si mesmo: “Qual é o meu propósito pessoal?” Encontre uma resposta. Em seguida, desafie essa resposta perguntando: “Por quê?” Repita isso mais 4 vezes (daí os Cinco Porquês), como uma forma de chegar mais perto do que o move. Assim chegamos ao cerne da questão. Isso é essencial, não apenas como uma iniciativa de autoconsciência pessoal, mas como um aspecto-chave de seu plano de negócios.

Perguntar “Por quê?” repetidamente nos ajuda a descobrir o que está escondido, desafia as ideias básicas que geralmente damos como certas.

Por exemplo, digamos que você comece com a seguinte resposta: “Quero faturar 1 milhão de reais em 30 dias.” Por quê? Talvez seja porque você ficaria feliz em ver um monte de dinheiro na sua conta. Por quê? Pode ser que você queira ajudar outras pessoas da sua família. Por quê? Porque você quer fazer algo por alguém que ama. Por quê? Porque você quer sentir que seu trabalho contribui para o mundo, ou retribui de alguma forma. Por quê? Talvez você queira sentir que fez do mundo um lugar melhor, e é importante para você que seu trabalho reflita os valores em que você acredita.

Não existe maneira certa ou errada de trabalhar com esse método. Pois é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a explorar suas ideias com mais profundidade. Você não precisa terminar com uma resposta sobre como mudar o mundo.

Sua Ideia de Negócio

Digamos que você tenha descoberto um sentido fundamental de propósito ou que tenha olhado para sua missão pessoal com um pouco mais de detalhes. O que fazer em seguida? Existem algumas maneiras de usar estas informações para orientar um plano de negócios.

Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como.

Nietzsche

Primeiro, você pode voltar para a abordagem usual de encontrar um problema em um mercado existente e, em seguida, procurar uma solução. Porém, desta vez você está fortalecido com seu senso de propósito.

Como você poderia encontrar uma solução para o seu problema que não servisse apenas para um resultado funcional e voltado para o lucro, mas também atendesse ao seu propósito? Aplicar a lente do propósito pode levar você a uma abordagem totalmente diferente do problema.

Em segundo lugar, você pode usar seu senso de propósito para realmente formular a ideia de negócio em si e localizar seu mercado, problema e solução. Se você está pensando em gerar ideias de negócios para si mesmo, pode usar seu senso de propósito pessoal como ponto de partida.

Finalmente, você pode realinhar uma ideia de negócio existente para refletir sua missão, propósito e valores pessoais. Digamos que você já tenha percebido um problema, imaginou uma solução, validou com os consumidores e começou a desenvolver. Seu propósito ainda é uma parte importante da estratégia, não importa em que estágio você esteja.

Propósito e Ideia de Negócio

Para que todo esse trabalho na busca de um propósito? Quando se trata do estilo de vida empreendedor, são longas horas de trabalho, muita frustração, testes e erros, perseverança, exaustão… ter um senso de propósito ajuda? Muito!

O senso de propósito fornece a energia e a motivação de que você precisa para continuar trabalhando em seus negócios. Assim, quando a empolgação inicial de um novo projeto desaparecer ou alguma tarefa realmente desafiadora chegar, você terá uma razão muito maior para seguir em frente.

Saber exatamente o que te motiva e porque também ajuda a superar a Síndrome do Impostor e você pode então se comunicar com muito mais clareza. Os clientes te reconhecem como uma autoridade em seu segmento. Você pode trabalhar da sua maneira, com mais tranquilidade e alegria.

http://t.me/brandingdigital
Compartilhe:

Write A Comment