Compartilhe:

Você já pensou em usar o Telegram para Negócios? Provável que sim, mas pode estar inseguro sobre como começar. Por que se preocupar com mais um canal de comunicação? O Marketing no Telegram vale a pena?

Embora o Telegram não seja um aplicativo tão popular quanto o WhatsApp, é uma excelente ferramenta para aprimorar sua estratégia de Marketing. E tudo o que pode servir como uma boa ferramenta para aumentar o alcance da sua marca é uma opção que vale a pena conhecer mais detalhadamente. Portanto, neste post, falaremos mais sobre esse aplicativo.

Para início de conversa, você conhece o aplicativo Telegram? Se você ainda não fez seu cadastro, aqui está o link. Basicamente é aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, rápido e seguro. Também se adapta perfeitamente a todos os dispositivos e sistemas operacionais, pois é baseado na nuvem. Você pode usar a versão mobile, desktop e web.

Com o Telegram, você pode enviar mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. Além disso, você tem a possibilidade de criar grupos sociais, familiares ou de trabalho. Uma das principais vantagens é a criação/uso de bots.

Telegram para Negócios: Uma Ferramenta de Marketing

Telegram para Negócios

Uma grande vantagem de usar o Telegram para negócios é o alcance de 100% do público. Isso mesmo, você leu certo. Quando se trata de canais, todas as postagens publicadas são visíveis para todos os assinantes.

Para escolher entre um canal ou grupo é preciso ser extremamente específico sobre seus objetivos. Escolha sabiamente. Eu comecei criando um canal, você pode acessar clicando aqui.

Grupos e Canais no Telegram: Entenda a Diferença

Os grupos no Telegram são essencialmente o que o nome já indica: bate-papo em grupo. Os participantes podem conversar. Podem ser públicos ou privados, ter vários administradores com diferentes níveis de privilégio e reunir até 200 mil participantes. Ou seja, uma grande comunidade ali mesmo.

Os recursos para administrar um grupo são incríveis. Você pode escolher os níveis de participação dos membros. Se eles podem enviar mensagens, links, arquivos de mídia ou criar enquetes, por exemplo.

Os canais no Telegram são como as listas de transmissão no WhatsApp. Uma ferramenta de comunicação unidirecional. Os canais não têm restrições quanto ao número de assinantes. Também podem ser privados ou públicos.

Os grupos e canais do Telegram servem a um propósito valioso, mas são ferramentas distintas que podem ser empregadas para alcançar objetivos diferentes.

Além disso, uma variedade de bots que qualquer pessoa pode criar facilita o gerenciamento de canais e grupos. Os bots podem ajudar com a programação posterior, moderação de bate-papo em grupo, criação de adesivos e muito mais.

Telegram para Negócios

Quando devo escolher canais no Telegram?

Como os canais são tão únicos, é um desafio pensar em casos de uso específicos. Os canais podem funcionar como um grande aglutinador de conteúdo, visto que podem reunir seus artigos de blog, vídeos do YouTube e episódios de podcast.

Os canais no Telegram são uma maneira leve de fornecer as informações mais recentes sobre sua marca, seus serviços ou pensamentos mais recentes. Não há necessidade de escrever uma postagem no blog, adicionar imagens e publicar no seu site. Tudo o que você precisa fazer é pegar o telefone e enviar uma mensagem rápida explicando suas mais recentes ideias. Leva apenas alguns segundos.

Você deve usar um grupo quando estiver buscando interação com seu público.

Por outro lado, os canais são ferramentas que ajudam você a se comunicar com um grande número de pessoas a qualquer momento e com pouco esforço.

De certa forma, a questão “grupos x canais” é uma pergunta falsa, porque se você estiver usando o Telegram corretamente, deverá usar os dois. E a melhor maneira de usar os dois é vincular um grupo a um canal.

Obviamente, você deverá questionar sobre as preferências da sua audiência e direcionar seus esforços para atendê-los.

Os Bots do Telegram para Negócios

Um bot é basicamente um software interativo que executa tarefas automatizadas simples e repetitivas. Auxiliado em parte pela Inteligência Artificial, criando uma interação mais humana com as pessoas. São cada vez mais usados nos serviços bancários e no atendimento ao cliente, e isso é apenas a ponta do iceberg.

No caso do Telegram, eles também podem ser úteis para a distribuição de conteúdo, pois pode estar conectado a um calendário e seguir uma estratégia agendada de compartilhamento de conteúdo.

Um bot pode ser o auxílio confiável para um funcionário de atendimento ao cliente, pois oferece suporte online 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de supervisão. Ele oferece uma boa oportunidade para expandir seu canal.

Assim como a maioria das atividades no Telegram, é fácil encontrar um bot. Não há processo de inscrição adicional nem nada. Você pode criar o seu próprio bot ou pesquisar nas bibliotecas existentes algum que realize a atividade que você deseja.

Onde houver comunicação digital, haverá bots. Isso porque os bots podem fazer de tudo, ajudando a recuperar diferentes tipos de informações e a melhorar sua produtividade. Existem milhares de bots disponíveis no Telegram.

Os Bots do Telegram para Negócios

Outros Recursos Especiais

Já criou seu grupo ou um canal no Telegram para negócios? Você pode organizar o conteúdo usando hashtags. Isso facilita a vida de todo mundo. Categorizando seu conteúdo em grupos de assuntos específicos. Mais uma opção útil é poder fixar mensagens no topo. Dessa forma, você nunca perderá nada importante.

Mensagens Salvas

Essa função foi algo que me chamou bastante a atenção no Telegram para negócios. Isso porque no caso do WhatsApp, podemos marcar as mensagens como favoritas, mas elas ficam salvas na conversa específica.

Quando você salva uma mensagem como importante no Telegram, ela fica em uma outra conversa. Portanto, é algo magnífico para pode localizar rapidamente qualquer conteúdo que você guardou para ler ou responder depois.

É muito mais rápido ouvir as mensagens pelo Telegram.

Duas funções maravilhosas no Telegram. Uma delas é que você ouvir os áudios 2x mais rápido, simplesmente clicando em um botão.

A outra coisa fantástica é que existe um bot para transcrever o áudio. Isso é fantástico. Quantas vezes você está sem fone em um local público e quer acompanhar uma conversa com privacidade?

Como usar o Telegram como uma ferramenta de Marketing?

O Telegram não foi idealizado como uma ferramenta de Marketing, mas pode contribuir para a estratégia de qualquer empresa.

Porém, pensando em Telegram, é importante ter em mente o Dark Social. Você pode pensar nesse termo como algo maléfico ou ligado a dark web. Não é isso. Em outras palavras, é o tráfego que não sabemos de onde veio. Nós não sabemos sua origem. Porém, na grande maioria das vezes foi um link enviado por outro usuário via aplicativos de mensagens.

Outro conceito importante é o Conversational Marketing. A conversa entre as marcas e seus consumidores. Estamos falando sobre Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram, por exemplo.

O sucesso no Marketing Digital se resume a fazer algo inovador, ou pelo menos diferente. Uma maneira simples de pensar no Conversational Marketing é entender os canais de Marketing que você já usa e como a conversa pode complementar ou substituir.

A taxa de abertura e leitura em canais de transmissão como Telegram são, sem dúvida, muito maiores que esses números no Email Marketing. Porém, isso não significa necessariamente uma substituição. Vai depender da sua estratégia de conteúdo e também do comportamento e preferências do seu público.

Como usar o Telegram como uma ferramenta de Marketing

Conclusão

Com mais pessoas procurando alternativas às ferramentas sociais e de bate-papo dominadas pelo Facebook, os usuários de Telegram só crescerão. Afinal, eu mesma tenho percebido um crescimento enorme no número de avisos sobre novos usuários no meu aplicativo.

Quando entrei na plataforma em 2015 quase não tinha canais ou grupos de brasileiros. Hoje em dia são muitas as opções.

Os profissionais de marketing devem seguir o consumidor. Você já está nessa plataforma? Confira meu canal e deixe seus comentários aqui com suas dúvidas sobre o Telegram.

Compartilhe:

Write A Comment