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A transformação digital costumava ser vista apenas como algo bom de se ter, uma espécie de bônus para seu negócio. No entanto, desde que a COVID-19 interrompeu as operações comerciais em todo o mundo, muitas empresas entenderam que a transformação digital (TD) é um passo crucial. Podemos comprovar essa mudança com as estatísticas e tendências da transformação digital apresentadas nesse artigo.

A maioria das empresas de consultoria e pesquisa enfatiza a importância da transformação digital após a pandemia. No entanto, não é uma ideia nova, e ainda assim é mal compreendida. Porque muitos gestores de negócios acreditam que a transformação digital é sobre adotar a última tecnologia, ferramenta ou aplicativo. Porém, isso é apenas parte da história.

Com as estatísticas e tendências de transformação digital deste artigo, quero compartilhar com você uma compreensão mais profunda da sua importância e impacto em diferentes setores. Por isso, use essas informações para avaliar suas necessidades, desenvolver um plano de ação e se preparar para o futuro.

Tendências da Transformação Digital nos Negócios em 2023

Estatísticas sobre a Transformação Digital nos Negócios

Em primeiro lugar, muitas empresas já possuem uma estratégia digital estabelecida. Isso não se aplica apenas às grandes corporações, mas também a startups, o que tem aumentado exponencialmente o tamanho do mercado de transformação digital. No entanto, adotar uma estratégia digital não significa que o seu negócio crescerá do dia para a noite. É preciso paciência para que as organizações colham os benefícios de tal estratégia. Estas são as principais tendências da transformação digital nos negócios.

  • 89% das empresas estão planejando adotar ou já adotaram uma estratégia de negócio digital (IDC).
  • Os principais adotantes de estratégia de negócio digital incluem serviços (95%), serviços financeiros (93%) e saúde (92%) (IDC).
  • 39% dos executivos esperam se beneficiar de suas iniciativas de transformação digital em 3 a 5 anos (Fortinet).
  • 87% dos líderes de negócios afirmam que a digitalização é uma prioridade. (Gartner)
  • O número de empresas investindo em experiência omnichannel aumentou de menos de 20% para mais de 80%. (PwC)

Tendências nos serviços financeiros

  • 81% das seguradoras reconhecem que a tecnologia se tornou uma parte inseparável da experiência humana. (Accenture)
  • 25% da indústria de seguros será automatizada em 2025 graças à IA e às técnicas de aprendizado de máquina, pois a indústria está cheia de gargalos e processos manuais, como processamento de sinistros, subscrição, administração de apólices e atendimento ao cliente. (Mckinsey)
  • Espera-se que 50-60% dos processos de back-office de seguros sejam automatizados graças aos avanços da IA (McKinsey)
  • Mais da metade (53%) dos consumidores de instituições financeiras mudaram o provedor financeiro principal que usam e outros 9% disseram que estão considerando isso. Os bancos devem fornecer o que os consumidores desejam se quiserem reter seus clientes existentes. (Everfi)
  • Executivos de serviços financeiros em todo o mundo acreditam que melhorar a experiência do cliente é a prioridade para projetos de transformação digital, 76% dos participantes valorizam investir em clientes, enquanto 16% prioriza produtividade e redução de custos operacionais na estratégia de transformação digital. (McKinsey)
Estatísticas da TD no Varejo

Estatísticas no varejo

  • 71%, ou seja, mais de dois terços dos entrevistados, concordam que a transformação digital é uma parte essencial da tecnologia de varejo. (Fujitsu)
  • Os principais impulsionadores da transformação digital no varejo são a melhoria da competitividade, com 70% relatando importância alta ou muito alta, 69% melhorias na eficiência e redução de custos, 69% no fortalecimento dos relacionamentos com os clientes e 67% no aumento da receita. (Fujitsu)
  • 63% dos varejistas esperam investir mais em data analytics e business intelligence, e 35% em inteligência artificial. (Gartner)
  • Varejistas que já evoluíram para transformar seus negócios digitalmente colherão os benefícios da lealdade do cliente e aumentarão a receita, enquanto aqueles que não aderiram à tendência terão dificuldades em competir e encantar seus clientes. (Top Business Tech)
  • 64% das empresas do varejo brasileiro pretendem investir mais em transformação digital neste ano. (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC)
  • As principais áreas de investimento serão as vendas online (88%), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%). (SBVC)
  • Os maiores benefícios são o aumento da receita da empresa (74%) e o aumento do valor do negócio (64%). E 44% afirmam que a transformação digital permitirá reinventar seus modelos de negócios.(SBVC)

Indicadores na saúde

  • As principais indústrias para estratégias de negócios digitais são 95% em serviços, 93% em serviços financeiros e 92% em saúde. (IDG)
  • Houve um aumento de 15 pontos percentuais no uso de ferramentas digitais para suporte à saúde pelos consumidores durante a pandemia. 37% dos consumidores têm alta probabilidade de usar telemedicina no futuro. (McKinsey)
  • O uso da telemedicina aumentou de 11% para 76% após a pandemia. (McKinsey)
  • As principais iniciativas tecnológicas relacionadas à saúde incluem: inteligência artificial (BusinessWire), realidade virtual e aumentada (Grand View Research), dispositivos médicos vestíveis (Market Updates) e chatbots (MarketsandMarkets).

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Estatísticas sobre as Tecnologias na Transformação Digital

A transformação digital, como o próprio termo sugere, depende do uso de novas tecnologias para modificar processos e até mesmo serviços existentes. Assim, tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem e a Internet das coisas (IoT) estão na vanguarda da busca pela digitalização. As principais tendências sobre as tecnologias na transformação digital que você precisa conhecer são:

  • A implementação de tecnologias digitais pode ajudar a acelerar o progresso em direção a metas empresariais, como retorno financeiro, diversidade da força de trabalho e objetivos ambientais em 22% (Deloitte).
  • De fato, 69% das empresas com maior maturidade estão usando tecnologias digitais para reduzir as emissões de carbono, enquanto 58% das empresas com menor maturidade as estão usando para reduzir o consumo de recursos naturais (Deloitte).
  • 51% dos esforços de transformação digital surgem de oportunidades de crescimento (Altimeter).
  • 60% dos executivos dizem que a Internet das Coisas desempenhará um papel crítico em sua estratégia de negócios digitais (IDC).
  • Os executivos afirmam que os principais benefícios da transformação digital incluem melhoria da eficiência operacional (40%), redução do tempo necessário para lançar um produto ou serviço no mercado (36%) e atendimento às expectativas dos clientes (35%) (PTC).
  • O maior desafio geral é a complexidade da implementação. Outros desafios importantes são a disponibilidade de pessoal qualificado, os custos iniciais, o tempo necessário para alcançar benefícios e as preocupações com segurança e privacidade. (Fujitsu)
Desafios de capacitação digital da equipe

Estatísticas sobre a Gestão da Transformação Digital

Nem tudo são flores quando se empreende uma jornada de transformação digital. 70% dessas iniciativas se deparam com falhas em alcançar seus objetivos. O problema está na gestão dessas estratégias. Porque os gestores muitas vezes negligenciam fatores como estratégia de negócios, preocupações dos funcionários e experiência do cliente. Aqui estão as principais tendências sobre a gestão da transformação digital:

  • 29% dos executivos de empresas com alta maturidade digital relataram o impacto positivo da transformação digital no crescimento e inovação, enquanto 41% enfatizaram o impacto positivo nas funções de vendas e marketing (Deloitte).
  • 38% dos executivos planejam investir mais em tecnologia para torná-la sua vantagem competitiva (McKinsey).
  • 70% das organizações consideram que o entendimento prático do CEO sobre novas tecnologias é adequado ou acima da média (Futurum).
  • 28% das iniciativas de transformação digital são frequentemente de propriedade ou patrocinadas pelos CIOs, com 23% dos CEOs desempenhando cada vez mais um papel de liderança. (Prophet)
  • 37% das iniciativas de TI de empresas em todo o mundo estão focadas na melhoria da experiência do cliente (Flexera).
  • 39% dos CEOs colocaram a transformação digital como prioridade máxima para seus CIOs (CIO).

Quem gerencia a transformação digital?

A pesquisa mostra que os executivos C-Level são a força motriz por trás das iniciativas. Em particular, o CEO é fundamental para o sucesso da transformação digital. No entanto, os tomadores de decisão de TI também estão na liderança e são essenciais para o sucesso.

  • Os CEOs estão impulsionando o desenvolvimento do roteiro de transformação do local de trabalho em 45% das organizações e contribuem para seu desenvolvimento em 63% das empresas. (Infosys)
  • 97% dos tomadores de decisão de TI estão envolvidos em projetos de transformação digital. (MuleSoft)
  • A transformação digital bem-sucedida é 6 vezes mais provável em organizações com um Chief Digital Officer engajado. (AIMultiple)

Por que as iniciativas de transformação digital fracassam?

  • A resistência dos funcionários e a falta de expertise para liderar iniciativas de digitalização são as duas principais barreiras para a transformação digital (Jabil).
  • 70% das transformações digitais falham devido à resistência dos funcionários. (Mckinsey)
  • 28% das empresas ainda consideram a transformação digital como um centro de custos, e 29% afirmam que é difícil encontrar dados para comprovar o retorno sobre o investimento. Problemas culturais também representam uma dificuldade significativa, com 26% relatando resistência à mudança de opiniões enraizadas, e 26% citando preocupações legais e de conformidade que impedem o progresso. (Prophet)
  • 75% dos executivos afirmam que suas funções empresariais competem em vez de colaborar em projetos digitais. Como consequência, 64% não estão vendo um aumento no crescimento da receita do investimento digital. (Help Net Security)

Estatísticas sobre o Ambiente de Trabalho na Transformação Digital

Sobretudo, a transformação digital é conhecida por impactar diretamente os funcionários. Essa influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista. Do lado positivo, a transformação digital não pode ocorrer sem os funcionários, o que também implica na aquisição de habilidades digitais altamente valorizadas. Veja as tendências mais importantes da transformação digital sobre o ambiente de trabalho.

Por outro lado, a digitalização também é vista como afetando negativamente o mercado de trabalho existente. Além disso, abriu caminho para a criação de funções corporativas que exigem um tipo diferente de conjunto de habilidades. Por exemplo, os gerentes de projetos digitais estão assumindo papéis diferentes daqueles convencionais no gerenciamento de projetos.

  • 71% dos executivos afirmam que os funcionários são muito importantes ou essenciais para sua estratégia de transformação digital (Industry Week).
  • Entre as habilidades necessárias para apoiar a transformação digital, a integração e implementação de tecnologia estão na lista, com 49% (CIO). Essas habilidades incluem conhecimentos técnicos em áreas como programação, redes, segurança cibernética, análise de dados e gerenciamento de projetos.
  • 41% dos trabalhadores remotos sofreram incidentes de segurança cibernética quando seu ambiente de trabalho mudou para home office (KPMG).
  • Apenas 16% dos funcionários acreditam que as iniciativas digitais de suas empresas aumentaram a produtividade e são sustentáveis a longo prazo. (McKinsey)
  • 80% das empresas acreditam que o bem-estar dos funcionários é importante ou muito importante para o sucesso dos negócios, mas apenas 12% dizem estar preparados para lidar com esse problema. (Deloitte)
  • Os colaboradores com níveis mais altos de bem-estar têm maior probabilidade de se envolver no trabalho, gostar de seus empregos e recomendar seu empregador. (Limeade and Quantum Workplace)
  • Colaboradores com gerentes que agem de acordo com seu feedback têm 4x mais chances de permanecer na empresa. (GoRemotely)
Desafios da transformação digital

Colaboração no ambiente de trabalho

  • 68% dos executivos acreditam que a colaboração entre pessoas e IA será fundamental para o futuro dos negócios (Fujitsu).
  • 65% das empresas pesquisadas incentivam a colaboração entre as equipes de negócios. (Forrester)
  • Cerca de 56% das empresas usam plataformas de colaboração online e mídias sociais para comunicação entre os funcionários. (Zippia)
  • Os funcionários em ambientes colaborativos são pelo menos 50% mais eficazes na realização de tarefas diárias do que os trabalhadores independentes. (Zippia)
  • A colaboração e o trabalho em equipe melhoram as vendas da empresa em 27%, a qualidade do produto em 34% e o desenvolvimento do produto em 30%. (Zippia)
  • Em torno de 83% dos trabalhadores dependem da tecnologia para colaborar com colegas de trabalho. (GoRemotely)
  • Os ambientes de trabalho digitais e a colaboração online aumentam a produtividade em até 30%. (GoRemotely)
  • Para 75% dos trabalhadores, a colaboração e o trabalho em equipe são muito importantes. (Zippia)

Desafios de capacitação digital da equipe

  • Quase 75% dos trabalhadores não se sentem prontos para aprender as habilidades digitais necessárias agora, e 76%, se sentem despreparados para o futuro. (Salesforce)
  • Nos últimos anos, 89% dos chefes de TI afirmaram que precisam cada vez mais contar com consultores para navegar em novas tecnologias, processos e metodologias (CIO).

Tanto o Fórum Econômico Mundial quanto a McKinsey relatam que as organizações terão lacunas crescentes de habilidades, com os empregadores procurando por trabalhadores com competências como pensamento crítico, habilidades analíticas e de resolução de problemas, além de adaptabilidade, resiliência e autogerenciamento.

O acesso à internet de alta velocidade continua sendo um gargalo para muitos. Além disso, à medida que o trabalho híbrido crescer, isso pode se tornar um problema ainda maior. As tendências de transformação digital nesta seção ecoam a necessidade de uma abordagem centrada no ser humano para o sucesso das iniciativas.

Além da lacuna de habilidades digitais, a TD está impactando os funcionários de outras maneiras. Os trabalhadores têm problemas com sobrecarga, distrações e carência de acesso às tecnologias e ferramentas adequadas.

🔗 Transformação Digital nos Negócios

Estatísticas sobre a Transformação Digital e a Experiência do Cliente

O aprimoramento da experiência do cliente é um grande impulso para a TD. As empresas estão investindo pesadamente para trazer melhorias. No entanto, as iniciativas de transformação digital nem sempre são impulsionadas por pesquisas baseadas em dados e muitas vezes não atendem às expectativas dos clientes.

  • As interações dos clientes por meio de plataformas digitais aumentarão em 40%. (Forrester)
  • 71% das experiências digitais de empresas B2B não atendem às necessidades ou expectativas dos clientes. (Episerver)
  • O foco da TD na experiência do cliente pode resultar em um aumento de 20-30% na satisfação do cliente. (McKinsey)
  • 40% dos consumidores acabam optando pelo concorrente se tiverem dificuldades para acessar o site de uma empresa por meio de dispositivos móveis. (Forbes)
  • Os esforços atuais de TD estão focados na modernização dos pontos de contato com o cliente (54%) e na habilitação da infraestrutura (45%). No entanto, 41% das organizações investem em transformação digital sem uma pesquisa completa sobre seus clientes.

Podemos ver a partir desta seleção de estatísticas e tendências que a transformação digital é crucial para a experiência do cliente. Hoje em dia, os consumidores têm grandes expectativas e rapidamente procurarão a concorrência se não estiverem satisfeitos. No entanto, as empresas devem garantir que suas iniciativas de TD sejam informadas e alinhadas à pesquisa de clientes.

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Estatísticas sobre a Transformação Digital nos Negócios

Tendências da Transformação Digital no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras já estão em processo de transformação digital, enquanto 30,5% estão desenvolvendo uma estratégia para isso e apenas 1,9% não possuem planos para a TD.

Com a aceleração da transformação digital, é fundamental que as empresas se adaptem às mudanças do mercado de forma ágil para lapidar seu diferencial competitivo, proteger-se de ameaças e aproveitar as oportunidades.

Segundo os entrevistados, a implementação da TD apresenta diversos desafios. Entre eles, estão a falta de investimento, o legado tecnológico tradicional e o medo das consequências. Além disso, muitos líderes C-levels enfrentam dificuldades em medir o ROI e relatam a falta de apoio da liderança. Porém, o principal desafio, segundo a maioria dos entrevistados, é a falta de colaboradores com habilidades adequadas.

A TD não é apenas sobre tecnologias, mas sobre pessoas guiando mudanças, e é fundamental que exista uma cultura organizacional adequada para a execução de ações necessárias. A integração do time de tecnologia em todos os setores da empresa, principalmente na área de negócios e pessoas, é uma tendência para os próximos anos, a fim de que a inovação faça parte da cultura e do modelo de negócios.

Nos próximos anos, é esperado que três vertentes impulsionem as iniciativas. A primeira vertente é o aumento das relações digitais entre clientes e empresas. A segunda vertente é a melhoria do trabalho remoto, promovendo uma cultura mais ágil. Por fim, a terceira vertente é a revisão dos processos internos e da jornada do cliente, com foco na geração de novas receitas.

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O Futuro da Transformação Digital

Os investimentos em TD devem crescer à medida que o trabalho flexível e híbrido continua e os negócios digitais substituem os negócios tradicionais. As ferramentas de colaboração baseadas na internet e as plataformas alimentadas por inteligência artificial estão em alta conforme a experiência do funcionário se funde cada vez mais com a experiência do cliente.

  • A transformação digital representa 40% de todos os investimentos em tecnologia. (IDG)
  • Após a Covid, 72% das organizações planejam organizar menos reuniões presenciais (Robert Half) e 82% dos gerentes esperam mais flexibilidade e home office (Microsoft).
  • Até 2028, 73% das equipes terão trabalhadores remotos. (Upwork)
  • Os millennials (Geração Y) representarão 75% da força de trabalho global até 2025, com implicações para a cultura corporativa, colaboração e comunicação. (Forbes)
  • 87% das empresas acham que sofrerão com a disrupção digital, mas apenas 44% estão preparadas para isso. (Deloitte)
  • As pressões do mercado são os principais impulsionadores da transformação digital, já que a maioria dos esforços são estimulados por oportunidades de crescimento (51%) e aumento da pressão competitiva (41%). Com escândalos relacionados às violações de dados, novos padrões regulatórios como a LGPD também estão fornecendo uma razão para as organizações se transformarem (38%). (Prophet)

Conclusão

Por fim, desde a crise sanitária, a transformação digital deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatória para a sobrevivência dos negócios. As estatísticas confirmam que a TD é um processo essencial para todas as empresas, seja por meio do teletrabalho ou comércio eletrônico. Além disso, as mudanças estão se acelerando cada vez mais.

No entanto, investir em novas tecnologias como big data e machine learning é apenas parte do caminho para o sucesso. Acima de tudo, um tema comum é a necessidade de as empresas investirem nas pessoas e na cultura corporativa. Pois sem uma força de trabalho digitalmente preparada e treinada, a transformação digital provavelmente será mais sobre estagnação do que evolução.

Se você quer estar à frente das tendências da transformação digital e levar sua empresa para o próximo nível, comece agora mesmo a implementar estratégias digitais. Entre em contato para saber como posso te ajudar a alcançar o sucesso digital.

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