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O TikTok é uma plataforma social para compartilhamento de vídeos. Os usuários podem gravar, editar e compartilhar vídeos de 15 segundos criados com filtros, música, animação, efeitos especiais e muito mais. Como outras redes sociais, assim também, os usuários podem seguir, curtir e comentar.

Nos últimos dias tenho recebido muitas mensagens pedindo informações sobre essa rede e para ajudar vocês, aqui vai um resumo!

TikTok: O que é e como funciona?

O TikTok combinou duas tendências: o lipsync (dublagem) do Musical.ly e os clipes curtos e engraçados do Vine.

Musical.ly era uma rede social onde as pessoas criavam e compartilhavam vídeos curtos de sincronização labial (lipsync). Pense nisso como o Karaokê da era digital. Quem já tinha perfil nessa rede teve a conta automaticamente transferida para o TikTok (é o meu caso).

A empresa ByteDance comprou o Musical.ly em 2017 e o incorporou ao TikTok em 2018.

Agora para explicar a outra tendência que eu falei, aqui estão alguns exemplos do Vine. Era uma rede social para criação e compartilhamento de vídeos curtos. Esse serviço foi descontinuado em 2016.

O Que é o TikTok?

TikTok é a quarta maior rede social do mundo em número de usuários, com 1,5 bilhões (mensais). É muito popular entre os adolescentes, mas parece que a geração mais velha também começa a se interessar por esse aplicativo.

O atrativo da ferramenta é que qualquer pessoa pode se tornar um criador de conteúdo porque é muito fácil de usar o aplicativo desde a criação do vídeo até a postagem e o alto grau de viralidade que um vídeo pode alcançar.

Os usuários não precisam necessariamente postar vídeos, podem apenas assisti-los. Afinal, a maioria dos usuários só segue, assiste e curte.

Segundo o App Ape Lab 2018, uma empresa que fornece dados e informações sobre aplicativos para dispositivos móveis, 21,3% dos usuários do sexo masculino da TikTok têm menos de 20 anos de idade e 18,6% dos usuários do sexo feminino da plataforma têm menos de 20 anos.

Em síntese, o TikTok ainda representa cerca de 3% do total de usuários de redes sociais acima de 18 anos de idade.

É amplamente utilizado por pessoas entre 16 e 24 anos. Essa faixa etária representa 41% da base total de usuários. Infelizmente, a rede social não divulgou muitos dados ainda, embora seja seguro indicar que pessoas entre 24 e 30 anos seja outra grande parte de seu público.

Na verdade o TikTok não é uma novidade, como expliquei anteriormente, ele foi fundido ao Musical.ly após ser comprado pela chinesa ByteDance. Essas duas redes eram muito populares, só que uma delas mais popular na Ásia e a outra nas Américas e Europa.

É o resumo de tudo que evoluímos até aqui nas redes sociais: mobile first, vídeos verticais, em formato curto, com forte ênfase em música, humor, dança, cotidiano e tendências.

Exemplos de Conteúdo no TikTok

Aqui está uma lista do que os usuários mais compartilham por lá.

  • Gravam um vídeo fazendo uma dança específica para uma determinada música.
  • Usam um clipe de música para gravar um pequeno vídeo contando uma piada.
  • Um pequeno vídeo contando algo pessoal.

Grande parte do conteúdo é de humor, da mesma forma que era com o Vine. Outros conteúdos muito populares incluem esquetes curtos, dublagem (lipsync), dicas de culinária e desafios.

Portanto, com isso em mente, pense no TikTok para marketing se você tiver um público jovem.

Embora não haja dúvida de que as pessoas “mais velhas” começarão a usar o serviço em breve, seus recursos de marketing provavelmente serão mais bem gastos em outros lugares se tiverem como alvo esse público.

Por exemplo, pensar nesse tipo de conteúdo para o Instagram.

TikTok & Instagram Cenas

O Instagram está adicionando seu novo recurso “Cenas” como um elemento do Instagram Stories, usando seu alcance para tentar derrotar o TikTok em seu próprio jogo – e principalmente atrair ou não perder os usuários mais jovens.

Essa funcionalidade permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos no estilo do TikTok. Se você não viu ainda, basta abrir os Stories e procurar a opção “Cenas” na parte de baixo da tela. É possível carregar vídeos da galeria, criar novos, deixar mais rápido ou mais lento, incluir filtros e músicas.

Dessa forma, para ver o que as pessoas estão criando, basta acessar a pesquisa do Instagram e você verá em destaque os conteúdos que foram criados com esse recurso.

Desafios (Hashtag Challenges)

Marketing no TikTok

Você tem algumas opções de marketing no TikTok: marketing de influência, conteúdo gerado pelo usuário ou conteúdo original.

O marketing de influenciadores já é importante no TikTok.

De maquiagem a vídeos de culinária, o TikTok está cheio de pessoas fazendo coisas. Existem alguns influenciadores do TikTok nesses segmentos com um grande número de seguidores. Esses influenciadores têm o público que deseja comprar, então é uma boa ideia fazer parceria com eles. Eles podem usar os produtos ou promover uma determinada marca.

Um em cada três consumidores confia na opinião de um influenciador mais do que aquilo que uma marca diz, então use isso como vantagem.

Principalmente, você não sofre com as implicações negativas dos anúncios e não precisa se preocupar em criar o público certo, como acontece com os vídeos nativos na conta de uma empresa.

Você só precisa trabalhar com seus influenciadores para criar uma estratégia criativa que os ajude a despertar o interesse pela marca ou produto.

Brinque com Seu Conteúdo Original

Criar seu próprio conteúdo pode ser uma poderosa estratégia de marketing no TikTok. No entanto, levará muito mais tempo, precisa de bastante criatividade e recursos.

O TikTok é amplamente baseado em conteúdo viral, portanto, seu conteúdo também precisa ser viral. Caso contrário, provavelmente será ignorado pelos usuários do TikTok.

Desafios (Hashtag Challenges)

Os usuários do TikTok respondem muito bem aos desafios. Geralmente, existem vários desafios a qualquer momento para os usuários do TikTok participarem.

O tipo usual de desafio do TikTok envolve alguém definindo um desafio. Em resumo, a ideia é incentivar outras pessoas no TikTok a criar e compartilhar um tipo específico de vídeo.

Desafios (Hashtag Challenges)

Como o Conteúdo é Distribuído no TikTok

No TikTok, você não precisa de seguidores para se tornar viral. Você não precisa de influência, distribuição ou qualquer outra coisa.

Você pode gravar um vídeo de 15 segundos, enviá-lo para uma conta novinha e já vai obter visualizações, curtidas, comentários e seguidores.

O que diferencia o TikTok de qualquer outra coisa que você já experimentou é que ele usa a inteligência artificial para analisar seu vídeo.

Como é que isso funciona?

  1. O TikTok usa o machine learning para avaliar a qualidade de cada vídeo enviado. Embora as especificidades do algoritmo não sejam compartilhadas publicamente, muito provavelmente segue algo como isto:
  2. Quando você envia um vídeo, ele aparece para um punhado de usuários entre a sequência de vídeos populares.
  3. O TikTok mede a porcentagem de seu vídeo assistida por este grupo inicial, bem como quantas curtidas, comentários e compartilhamentos o vídeo recebe.
  4. Quanto maior a porcentagem de conclusão do vídeo (assistir até o final), e maior a velocidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, mais e mais pessoas verão seu vídeo.

Como as Marcas Estão Usando o TikTok

Ainda estamos no momento de assegurar o nome de usuario, então vocês verão muitas marcas (e profissionais) que já criaram um perfil, mas não começaram a publicar. Pode ser que isso mude em breve.

Por fim, eu recomendo que você garanta seu nome de usuário, criando uma conta no TikTok. Pode até ir além e fazer alguns testes na criação de conteúdo. Em suma, as ações que as marcas têm feito hoje estão mais alinhadas ao marketing de influenciadores e desafios de hashtags.

Conclusão

Essa plataforma não é sobre amigos ou círculos sociais, pelo menos não da maneira que estamos acostumados. É sobre conteúdo. De maneira idêntica ao Pinterest.

O TikTok é um aplicativo de entretenimento que fala seu próprio idioma. Portanto, jovens criadores de conteúdo sabem o que seus seguidores querem. Mesmo assim, independente disso, mantenha a voz da sua marca nas suas campanhas. É importante encontrar esse equilíbrio.

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