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As mudanças da transformação digital são impulsionadas pela produtividade e pelas operações de uma organização para atingir suas metas de maneira mais rápida e melhor. Além disso, a transformação digital é uma mudança fundamental na forma como uma organização entrega valor a seus clientes. Nesse artigo vamos abordar a transformação digital nos negócios, os desafios, e principalmente, como ter sucesso.

A transformação digital é uma avaliação necessária para melhorar sua experiência com o cliente. Dessa forma, as empresas podem entregar rapidamente as experiências que seus clientes desejam e assim ganhar sua lealdade.

Transformação Digital nos Negócios

O Que é Transformação Digital?

É difícil descrever a transformação digital, mas a definimos como além da integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, são mudanças fundamentais na forma como sua empresa opera e como ela pode criar e entregar valor.

O termo não é novo. Na verdade, existe desde os anos 1990, quando a tecnologia começou a se tornar comum nas empresas, e a internet surgiu como ferramenta de produtividade.

Como vivemos na Era da Informação, os consumidores têm mais conhecimento sobre os produtos que compram, de quais empresas desejam comprar e têm mais poder para fazer escolhas que atendam às suas necessidades.

Os principais objetivos da transformação digital são:

  • Simplificar
  • Flexibilizar
  • Agilizar

Por que a transformação digital é tão importante?

No passado, tornar seu produto ou serviço incrementalmente melhor e mais barato era uma fórmula infalível para o sucesso dos negócios. Esses dias acabaram.

Quase metade das empresas da Fortune 500 desapareceram nos últimos 20 anos. E 40% na lista hoje desaparecerá nos próximos 10 anos.

A maturidade digital atingiu um ponto de inflexão em 2018, à medida que as iniciativas digitais alcançaram o topo das agendas dos CEOs e as organizações ampliaram suas capacidades digitais.

Cada função organizacional está sendo desafiada pela ruptura, a Gartner apresenta pesquisas e consultorias que mostram como muitas organizações estão encontrando maneiras de realinhar ou reinventar suas atividades para responder na velocidade necessária. Veja os números.

  • 67% dos líderes empresariais dizem que sua empresa não será mais competitiva se não puder ser significativamente mais digital até 2020.
  • 40% entendem que capacitar funcionários com ferramentas digitais reduz drasticamente os custos.‍
  • 76% acreditam que as pessoas esperam informações sob demanda, preferencialmente ao vivo.
  • 87% dizem que a digitalização é uma prioridade da empresa.
  • 66% dos CEOs esperam que sua empresa mude seu modelo de negócios nos próximos três anos.
  • 49% dos CIOs relatam que a mudança no modelo de negócios já está em andamento.

‍As percepções do mercado da Gartner também mostram que cada função organizacional pode e deve estar envolvida nas ações da empresa para alcançar suas ambições digitais.

Tudo começa com a mudança do modelo de negócios

Por que as empresas estão percebendo uma lacuna entre a expectativa e os resultados nos negócios digitais? A pesquisa da Gartner mostra que a capacidade de uma empresa obter clareza estratégica em seu caminho para a transformação do modelo de negócios é crucial para seu sucesso.

Algumas organizações veem os negócios digitais como uma oportunidade de se reinventar totalmente. Outras empresas buscam alavancar a tecnologia para otimizar e aumentar as operações existentes.

Seja qual for a extensão da ambição digital de uma organização, a maioria dos estrategistas tende a agir com segurança, favorecendo investimentos incrementais. Mas em algumas empresas, os estrategistas são mais ousados. Eles testam inteiramente novos modelos de negócios.

No planejamento estratégico diário, os estrategistas corporativos devem garantir que toda a organização esteja alinhada com a missão da empresa. Essa clareza de direção é absolutamente crítica para iniciativas digitais. Sem isso, as funções organizacionais não podem priorizar suas próprias transformações.

Como implementar uma estratégia de transformação digital?

  • Defina metas ‍
  • Conheça seus clientes
  • ‍Analise seu mercado e o que sua concorrência está fazendo‍
  • Tenha objetivos claros de curto e longo prazo que possam ser monitorados
  • Não continue fazendo as coisas da mesma maneira antiga

Transforme a maneira como você serve seus clientes

Acredita-se que a transformação digital tenha se rejuvenescido em sua forma atual, desde 2008. Uma década depois, está agora mais focada no negócio como uma plataforma que permite operações globais ágeis e flexíveis.

Embora a escolha da tecnologia certa (para potencializar as estratégias digitais) seja essencial no mundo dos negócios atual, também é importante que as organizações reconheçam a necessidade de implementar sistemas ágeis e tecnologia em nuvem para a transformação digital.

Finalmente, é tudo sobre a necessidade da organização de construir e manter uma estratégia que possa se adaptar às mudanças nas condições de negócios e tecnologia – mantendo a experiência do cliente no comando dos negócios.

Transformação Digital nos Negócios

A transformação digital nos negócios tem duas partes básicas: cliente e ambiente interno. Começa com saber quem é seu cliente, como suas necessidades estão mudando e o que você precisa oferecer agora.

Todos nós exaltamos histórias de sucesso como Uber, Netflix, Airbnb e Amazon.

Pense essas estratégias em termos das experiências dos clientes que elas oferecem. É isso que realmente as diferencia dos concorrentes. Essas grandes empresas são completamente orientadas a dados e como suas estratégias inovadoras podem fornecer uma experiência melhorada e personalizada aos seus clientes.

Este aspecto de fornecer uma experiência melhor e personalizada para aumentar as vendas é apenas um ramo da transformação digital.

A transformação digital nada mais é do que adotar processos digitais e tecnologias eficientes para atingir objetivos estratégicos de negócios.

É sobre como uma empresa está respondendo a seus clientes, se suas necessidades e demandas estão sendo atendidas ou não. Também define a cultura de uma empresa, quais sistemas estão sendo usados, como os processos da empresa estão sendo gerenciados e controlados.

Sem adotar a transformação digital, nos próximos anos, as empresas acharão muito difícil crescer ou até mesmo sobreviver.

Vamos continuar essa conversa? Como eu posso ajudar sua empresa a dar o próximo passo? Entre em contato comigo.

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