Compartilhe:

O vídeo vertical já foi considerado um erro de novato nas redes sociais, e agora é feito intencionalmente. Por quê? Graças a redes como Snapchat, Instagram e Periscope esta é a evolução do Video Marketing. Essas plataformas usam vídeo vertical como seu formato nativo. E com tantas pessoas usando esses aplicativos, o comportamento da audiência mudou e cresceu lentamente para aceitar vídeos verticais como uma orientação padrão no celular. O que isso significa para os profissionais de marketing?

A orientação horizontal para vídeo continuará a ser o formato mais amplamente aceito e a escolha preferida para plataformas como YouTube e Vimeo. Mas se você estiver criando para o IGTV, vá para a vertical.

Se você errar este detalhe, vai estragar em grande estilo a experiência do seu seguidor.

Quando você cria na vertical para uma plataforma horizontal, o quadro é acompanhado por um espaço vazio preto para poder preencher a tela. O público precisa apertar os olhos para capturar detalhes da imagem.

E quando você grava na horizontal para uma plataforma vertical, o público é obrigado a virar o telefone para a orientação correta, ou virar o pescoço e assistir seu vídeo de lado … não é uma boa ideia para ninguém.

Você precisa facilitar a visualização de seu vídeo, e isso significa considerar como o vídeo ficará quando visualizado em diferentes plataformas.

Vídeos Verticais

As pessoas não consomem mais o conteúdo da mesma maneira que faziam cinco anos atrás. O celular agora responde por quase 70% do tempo no consumo de mídia. Já foi o tempo que se consumiam vídeos apenas nas telas da TV ou do computador.

Adotando um Novo Formato

Existem duas possibilidade para você criar e compartilhar seus vídeos na vertical.

Vídeo Vertical - Proporção da Tela

Gravar o Vídeo na Vertical

Você pode gravar o vídeo já na vertical, com sua câmera ou celular. Gravar com seu celular na vertical resulta um vídeo com uma proporção de 9:16. Se você optar por gravar com a câmera precisará fazer esse ajuste na proporção da tela.

Gravar o Vídeo na Horizontal e Editar

Essa opção dá um pouco mais de trabalho. Você vai gravar o vídeo na horizontal com seu smartphone ou câmera e depois editar a proporção com um software de edição como Filmora, OpenShot, VideoPad, Movie Maker ou iMovie.

Para editar direto no celular as opções são: RFV, iMoviePerfect Video CutterVideoShowActionDirector Video e InShot.

Essa opção é mais difícil porque você precisa ter em mente que o vídeo vai servir aos dois formatos, por isso precisa estar atento tanto ao cenário como ao enquadramento.

Converter um vídeo horizontal em um vertical requer o recorte dos lados, portanto, você precisa se certificar de que o assunto do seu vídeo esteja centralizado o tempo todo.

Dicas Rápidas para Produção de Vídeos Verticais

Audiência

Pense no seu público primeiro. Quem são eles? Quais informações eles precisam? Onde costumam passar tempo online? Eles usam desktop ou celular para consumir conteúdo? Em seguida, decida quais plataformas atendem melhor a essas respostas.

Perspectiva

Se você já tem o hábito de criar vídeos na horizontal, instintivamente vai projetar seu assunto em um quadro horizontal. Os vídeos verticais exigem uma composição diferente, o que significa que você precisa adaptar seus olhos para o enquadramento certo desde o início.

Ponto Principal

Apresente seu ponto de vista rapidamente, tanto visualmente quanto verbalmente. Não deixe para entregar o assunto do vídeo apenas para o final. A maioria da audiência provavelmente não ficará por tempo suficiente para descobrir.

Conclusão

A tendência de usar vários dispositivos e vários canais só aumentará. Por isso você precisa pensar de maneira estratégica o conteúdo da sua marca.

Distribua seus vídeos sociais em todas as plataformas que seu público provavelmente usará. Claro que isso é bastante trabalhoso, mas com planejamento e organização, você conseguirá.

Saiba que ainda dá tempo de incluir os vídeos na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Continue lendo os artigos no blog e entre em contato quando estiver pronto!

Write A Comment