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Para empresários, freelancers e empreendedores, os valores desempenham um papel importante na definição de marca. Os valores de marca que você define para representar seu negócio afetam suas comunicações, marketing, decisões e, o mais importante, seu relacionamento e conexões com seu público, parceiros, fornecedores, clientes em potencial e clientes.

Seus valores de marca são verdades e princípios orientadores que articulam tudo que você faz e a principal força motriz por trás de sua marca, negócios, comportamentos e decisões.

Valores de Marca

Os valores definem o que é mais importante para você, fornecendo orientação e influenciando suas escolhas. Eles também influenciam as decisões de compra do consumidor e afetam suas vendas e lucro, porque as pessoas comprarão de uma marca cujos valores estejam alinhados com os seus.

Algumas empresas simplesmente definem seus valores centrais para concluir a tarefa de construção de um negócio. Essas empresas podem recitar seus valores, mas muitas vezes são vazios e sem sentido. Para essas empresas, seus valores são meramente palavras que soam bem, sem definir atributos pelos quais elas viverão.

Marcas de sucesso, por outro lado, selecionam cuidadosamente seus valores e os incluem em todos os aspectos da empresa, equipe, mensagem, vendas, marketing, serviços e ofertas. Essas empresas usam seus valores centrais como padrões de comportamento que mantêm a empresa avançando na direção certa.

A chave é praticar o discurso.

Benefícios de Definir Valores de Marca

Ao dedicar um tempo para definir seus valores pessoais e os valores de sua marca, você está fazendo uma declaração sobre o que é mais importante para você.

Como freelancer, empresário ou empreendedor, você está fazendo uma declaração sobre pelo que você quer ser conhecido e como você quer que as pessoas se sintam sobre você.

Quando você estiver certo sobre seus valores fundamentais, você será capaz de:

  • Tomar Decisões Melhores: Ao tomar uma decisão, pergunte a si mesmo: “Isso está em acordo com meus valores?”
  • Avaliar Novas Oportunidades e Potenciais Parceiros: Descubra se os possíveis parceiros compartilham seus valores, se têm valores compatíveis e alinhados com seus próprios valores.
  • Maior Credibilidade como Líder: Quando você vive seus valores essenciais de forma consistente, ganha o respeito dos outros.
  • Contratar os Colaboradores Certos: Enquanto você pode definir sua cultura de marca da maneira que quiser, a verdadeira cultura da marca é criada pelas pessoas que representam a marca. Com um conjunto básico de valores da empresa em vigor, você pode usar esses valores no processo de verificação para ajudar a contratar as pessoas certas.
  • Relacionamentos mais Fortes: Quando os consumidores podem identificar facilmente os valores da marca e como eles se alinham com os seus próprios valores, eles são capazes de estabelecer uma conexão mais rápida e construir um relacionamento mais forte com sua marca.
  • Encurtar o Ciclo de Vendas: Quando seus valores são claros, os clientes em potencial podem se identificar facilmente como um cliente ideal.
Benefícios de Definir Valores de Marca

Assim como um GPS é um guia confiável, sempre apontando o caminho. Os valores estão sempre apontando para as verdadeiras crenças da empresa. Os valores de marca representam o caráter da marca e o que ela representa.

Se suas ações não estiverem alinhadas com seus valores essenciais, você se sente infeliz, ansioso, desapegado, insatisfeito, frustrado e até mesmo ressentido. Além disso, sua equipe e seus clientes poderão sentir sua falta de congruência e seu negócio pode sofrer.

Valores de Marca Pessoal e Corporativa

Depois de definir seus valores, você deve usá-los para orientar suas ações diárias. Todo o seu negócio e equipe devem operar em alinhamento com esses valores, demonstrando-os em ações diárias, mensagens, comunicações, voz, produtos e serviços.

Quando você e sua marca agem em acordo com seus valores, você se sente feliz, pacífico, engajado, realizado, motivado e satisfeito.

Seus valores devem permear todos os aspectos do seu negócio, sua equipe se unir à sua marca e os clientes ideais que compartilham seus valores serão naturalmente atraídos por você.

Muitas empresas querem que suas marcas reflitam alguma imagem idealizada e aperfeiçoada de si mesmas. Como consequência, suas marcas não adquirem nenhuma textura, nenhuma personalidade.
– Richard Branson

Como Compartilhar suas Crenças e Valores de Marca

Seus valores são parte integrante da sua história de marca. Ao criar conteúdo que reflita esses ideais, você pode se envolver melhor com as pessoas e ajudar ainda mais na missão da sua marca. Descubra como seus valores podem inspirar sua próxima ideia de conteúdo. Aprenda sobre as chaves para uma história de marca atraente.

Definindo os Valores de Marca

O processo de definição dos valores de marca não é uma tarefa única. É um exercício que precisa ser revisado e reavaliado ao longo do tempo para garantir que seus valores permaneçam alinhados com a verdadeira essência de quem você é e do que sua empresa representa.

Seus valores devem ser verdadeiros para quem você é, para sua marca e para quem (e o que) é importante para você. Eles não podem se basear no que as outras pessoas pensam ou no que você acha que deveriam ser.

Para mim, marketing é sobre valores. Este é um mundo muito complicado, é um mundo muito barulhento. Não teremos a chance de fazer as pessoas lembrarem muito sobre nós. Então temos que ser muito claros sobre o que queremos que elas saibam sobre nós.
– Steve Jobs

Quatro Maneiras de Definir os Valores

Se você não sabe por onde começar quando se trata de definir seus principais valores, aqui estão quatro maneiras de fazer um brainstorming dos seus possíveis valores principais.

  1. Comece escrevendo tudo o que você quer que as pessoas falem sobre você. Que elogios fariam sentido para você? Quando terminar, procure padrões repetidos ou temas centrais. Os valores que aparecem consistentemente no exercício devem ser usados ​​como um guia para determinar seus valores principais.
  2. Escreva uma lista longa com vários valores. Depois marque todos os valores que você considera mais importantes. Na primeira etapa, devem ser aproximadamente vinte valores. Em seguida, você vai reduzir para dez e, em seguida, você terá os cinco principais valores.
  3. Comece pensando nas marcas e pessoas que você admira e são inspirações para seu negócio. Faça uma lista. Para cada uma, anote as qualidades únicas que as representam. Use palavras como liberdade, criatividade, inspiração, perseverança, e etc. Identifique temas e características consistentes que aparecem e os use para guiar o desenvolvimento de seus próprios valores.
  4. Faça uma pesquisa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Peça que eles selecionem os cinco principais valores que melhor representam sua marca. Faça perguntas abertas também. Seu objetivo é descobrir percepções e sentimentos que existem sobre sua empresa e marca.

À medida que você passa pelo processo de definição de valores, é possível identificar muitos valores que são importantes para você e que se alinham às suas crenças e a como você deseja administrar sua empresa. Porém, a ideia é restringir a no máximo cinco valores. O que estamos focando nesses exercícios é restringir tudo com o que você se identifica apenas aos seus valores fundamentais – os valores que você terá em seus negócios e usará para moldar sua experiência de marca.

Depois de ter uma lista dos principais valores de marca, é hora de definir o que eles significam e representam para você e para sua marca. A definição explica como o valor será honrado e confirmado em suas ações diárias.

Coloque seus Valores em Ação

O processo de selecionar e restringir seus principais valores pode ser um desafio, pois força você a ser honesto sobre o que é realmente importante para você. Eu recomendo dar a si mesmo alguns dias para concluir o processo. Desta forma, você tem tempo para pensar sobre o que você realmente quer da vida, o que é importante para você, o que você quer ser conhecido e qual o legado que você quer deixar.

Lembre-se de que seus valores não devem ser identificados e, em seguida, ignorados. Eles devem inspirar você diariamente a fazer melhor e ser usados para orientar suas ações, tomada de decisões, marketing, atendimento ao cliente e a maneira como você se conecta com seu público.

Quando você e sua marca aparecem em total alinhamento com seus valores, você atrai naturalmente outras pessoas com valores semelhantes, o que significa que você desfrutará de uma tribo mais engajada, de melhores clientes e de um maior sucesso.

Sua marca é muito mais do que os produtos ou serviços que você vende. Sua marca é o que você representa.

Definindo os Valores de Marca

Entenda o papel que sua marca desempenha nas vidas de seus clientes

Os consumidores se identificam com as marcas com as quais se associam. É uma das razões pelas quais o marketing de influenciadores se tornou tão importante. Isso é mais forte ainda para as gerações Y e Z. O foco na identidade e nos valores exige que as marcas compreendam profundamente a personalidade do cliente e reflitam sobre o papel que a marca deve desempenhar, autenticamente, na vida deles.

Seja honesto com quem você é

As pessoas pesam cada vez mais nos valores da marca em suas decisões de compra. Pode ser tentador basear seus valores de marca naqueles que são adotados (ou rejeitados) pelos consumidores, mas esse é o movimento errado. Para construir valores com os quais os consumidores se envolverão no longo prazo, o autoconhecimento é necessário. Mergulhar na essência da marca criará valores duradouros com os quais os consumidores podem se conectar de verdade.

Entenda as motivações de seus stakeholders

Aprenda a entender o que motiva seus clientes e parceiros. Alinhe sua marca com isso. Esteja ciente de que as mídias sociais significam que sua marca e desempenho estão constantemente sob julgamento. Forme sua equipe e ética para refletir essa realidade. Leva anos para construir uma marca e segundos para destruí-la.

Não se envolva em polêmicas só pela agitação

É extremamente importante que as marcas saibam seu posicionamento com relação à assuntos polêmicos. Porém, você não precisa entrar no jogo político, mas se algo no mundo acontecer que afete seus clientes, saiba se posicionar. Os clientes irão apreciar que você não está apenas lá para ganhar dinheiro.

Lembre-se que você não pode agradar a todos

Sua marca terá fãs e inimigos. Seja transparente e honesto com suas crenças essenciais. Se você pode ser fiel a si mesmo, os inimigos vão odiar, mas os fãs vão amar. Não deixe que o “agradar a todos” te atrapalhe em compartilhar sua marca com o mundo. Afaste o ruído e concentre-se nos seus valores.

Seja consistente

Construir valores de marca é importante e é muito benéfico. No entanto, compartilhar e agir de forma consistente com esses valores é o mais importante. Não seja inconsistente com suas mensagens ou ações de valor de marca, pois isso criará uma imagem de desonestidade e falta de confiabilidade, e poderá facilmente criar uma grande dor de cabeça para sua empresa e confusão para o usuário final.

Seja humano

As marcas precisam se concentrar em vender para as pessoas. Não importa se você B2C ou B2B. Vendemos e fazemos negócios com seres humanos. As marcas precisam ser humanas e autênticas.

Seja verdadeiro consigo mesmo

Valores de marca são seus, não de outra pessoa. Ser fiel a esses valores trará clientes que compartilham pontos de vista semelhantes, mas no momento em que você tenta ser algo que não é, é o momento em que começa a perder negócios.

Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum

Embora seja impossível criar uma marca que todos amem, é possível criar uma marca que celebre as diferenças (e reconheça as diferentes opiniões) dos seus potenciais clientes. Ao nos concentrarmos nas coisas que ressoam e nos unem, como a autenticidade e a honestidade, as marcas podem ficar acima da briga sem ignorar as divisões presentes em nossa sociedade.

Mais essência e menos tendência

Marcas fortes não se envolvem em tendências de curta duração, elas pretendem manter um legado duradouro. Encontre a sobreposição entre as necessidades de seus clientes e as vantagens competitivas da sua marca, e espalhe mensagens que se alinhem com isso.

Faça esses exercícios, descubra o que sua marca realmente significa e compartilhe seus valores. Escreva nos comentários, quais são seus valores de marca?

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